Tenente-coronel reformado da PM poderá receber a maior homenagem post mortem da Alerj

Alerj poderá fazer homenagem póstuma ao PM mais antigo do RJ, falecido com 104 anos

Deputado Marcus Vinícius apresentou proposta de Medalha Tiradentes post mortem ao tenente-coronel João Feire Jucá Sobrinho

A família do tenente-coronel reformado da Polícia Militar João Freire Jucá Sobrinho poderá receber homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Já tramita a concessão da Medalha Tiradentes e diploma post mortem ao policial militar mais antigo da corporação, que faleceu aos 104 anos de idade em 18 de outubro passado. A maior honraria da Casa foi proposta pelo deputado Marcus Vinícius (PTB), com apoio de parlamentares de diversos partidos.

O tenente-coronel Jucá Sobrinho ingressou na Polícia Militar como recruta no dia 20 de julho de 1934 e passou por vários batalhões, entre eles, o 2º batalhão, em Botafogo e o 3º batalhão, no Méier. Depois fez cursos para cabo e sargento e mais tarde, passou para oficial, ingressando na Cavalaria. Ele comandou também a Companhia de Motociclistas, baseada no 4º batalhão, em São Cristóvão. 

Depois de mais de 40 anos na corporação, passou para a reserva remunerada, no posto de tenente-coronel. Antes, decidiu morar em Petrópolis, na Região Serrana, aos 59 anos, onde foi lotado no batalhão da cidade.

“Jucá teve uma carreira exemplar, sua morte foi lembrada com muito carinho e reconhecimento pela Polícia Militar. Nada mais justo que a Alerj homenageá-lo também com a Medalha Tiradentes e diploma post mortem, mais uma forma de agradecer pelos serviços prestados à população do Estado do Rio. Além de afagar o coração de todos os familiares e amigos do Seu Jucá, como era carinhosamente chamado”, justifica o deputado Marcus Vinícius.

O veterano morreu em casa, após um mal súbito; deixou cinco filhos, 17 netos e 22 bisnetos, além da esposa, de 95 anos. O casal completaria 78 casados no fim de 2020.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também

Museus do estado propõem debate enquanto comemoram data especial

Programada para ocorrer a partir desta segunda-feira, dia 17, até domingo, dia 23, a 19ª Semana Nacional de Museus terá como tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, que propõe a reflexão sobre o futuro dos espaços, sem esquecer o compromisso criativo com o presente.