Foto: Reprodução Tv Alerj

Alerj abre etapa estadual da Conferência Nacional Popular de Educação

A convenção tem o objetivo de mobilizar setores e segmentos para consolidar uma plataforma comum de lutas pela educação no país.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

As Comissões de Educação e de Ciência e Tecnologia, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizaram a abertura da etapa estadual da Conferência Nacional Popular de Educação – Conape 2022, em audiência pública nesta segunda-feira (17/05). A convenção tem o objetivo de mobilizar setores e segmentos para consolidar uma plataforma comum de lutas pela educação no país.

“Hoje é um dia importante para a gente refletir e se organizar na defesa da escola pública em um momento em que o nosso país vivencia de forma tão traumatizante, não só os resultados da pandemia, como também os resultados da falta de planejamento na educação, de ações concretas de fortalecimento do ensino, da ciência e da pesquisa”, disse o deputado Flávio Serafini (PSol), presidente da Comissão de Educação.

“Reconstruir o país: a retomada do estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos”, este é o tema da próxima edição da Conape, que homenageará o legado e o centenário de Paulo Freire. A etapa nacional está prevista para ocorrer entre os dias 10 e 12 de junho de 2022, em Natal, Rio Grande do Norte.

“É um privilégio para as nossas comissões estabelecer essa parceria com o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e o Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro para o lançamento desta etapa da Conape. Essa etapa se associa com à luta em defesa da democratização da educação e da afirmação da educação como direito”, declarou o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, deputado Waldeck Carneiro (PT).

O professor JC Madureira, secretário executivo do Fórum Estadual e membro da Comissão Nacional de Mobilização da Conape, ressaltou a importância dos profissionais de Educação para a sociedade. ”Hoje, temos 500 instituições, pessoas e entidades mobilizadas pelas oito regiões do Estado e a audiência está coroando o primeiro passo na mobilização da Conape no Rio de Janeiro. Gostaria de homenagear todos os professores e profissionais da Educação que, durante esta pandemia não só demonstraram que mantém a esperança de mudança e a transformação da nossa sociedade, mas que também nos servem de inspiração para manter a chama de luta na defesa da democracia”, disse.

Também estava presente na audiência a deputada Martha Rocha (PDT), além da professora Malvina Tuttman, coordenadora do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro, do professor Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e representantes de organizações civis e sociais ligadas ao tema.

Fonte: Alerj

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.