A ajuda a Petrópolis na recomposição as áreas atingidas pelas chuvas chega em 10 dias. O prazo foi anunciado pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho que, ao lado do ministro dos Esportes, Leonardo Picciani e do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, vistoriou com o prefeito Bernardo Rossi, o Caxambu e a Posse, neste sábado (10.03). Na visita oficial os ministros conversaram com moradores, com produtores rurais e avaliaram os estragos causados pelas chuvas. Desde sábado equipes da prefeitura e da Integração Nacional fazem o levantamento dos prejuízos. O relatório final será apresentado nesta segunda-feira (12.03).

Helder Barbalho anunciou que a ajuda para restabelecer as duas áreas – de produção rural – em pouco tempo é um recorde. O prefeito Bernardo Rossi agradeceu o empenho do ministério que desde a semana passada disponibilizou técnicos que estão ajudando a compor os relatórios que embasam a ajuda federal à cidade.

“Estamos aguardando para esta segunda-feira (12.03) a finalização dos estudos que estão sendo feitos pela prefeitura para levantamento dos prejuízos. A partir daí, em sete dias, os recursos federais serão encaminhados para a cidade”, anunciou Helder Barbalho, destacando que como o município já vem atuando desde o primeiro momento com maquinários, equipes e recursos próprios, existe ainda a possibilidade de liberação de um valor complementar.

No Caxambu, além da recomposição da área rural – com prejuízos dos produtores avaliados em R$ 5 milhões – o governo federal, representado pelo ministro Leonardo Picciani deu especial atenção ao Centro de Iniciação Esportiva (CEI), o primeiro do estado e o quarto do país, equipamento que vai ser usado nas áreas de esporte e artes por 500 jovens.

“Importante neste momento, caminhar também com a área social e concluir a obra. O esporte, a integração social, é capaz de mudar a realidade das comunidades e assim será aqui no Caxambu”, garantiu Leonardo Picciani. O CEI vai ser inaugurado dia 29 de março.

“Os ministros fizeram questão não só de sobrevoar, mas de percorrer as áreas atingidas, conversar com os moradores, apresentar apoio, o que mostra mais uma vez a importância de Petrópolis. Nossas equipes estão atuando desde o primeiro momento para restabelecer os acessos e minimizar os impactos para os moradores. Técnicos também estão em todos os locais atingidos, levantando todas as informações sobre as intervenções necessárias. Este trabalho está sendo acompanhado por técnicos da Secretaria Nacional de Defesa Civil. A liberação rápida de recursos federais irá agilizar a recuperação das áreas atingidas”, pontua o prefeito Bernardo Rossi.

A comitiva foi recebida com entusiasmo pelos produtores rurais no Caxambu. “No dia seguinte e em toda a semana o prefeito esteve aqui. A presença dos ministros mostra que não vamos ficar desamparados e que o nosso bairro vai se recuperar”, afirmou Joaquim Sérgio Lage, vice-presidente da Associação de Produtores Rurais do Caxambu.

Morador do Caxambu há 60 anos, José Gonçalves da Costa fez questão de apertar a mão do ministro Helder Barbalho e relatar o desastre na região. “Em toda minha vida nunca vi uma chuva tão forte quando esta”, afirmou frisando o apoio da prefeitura. “Ministro, o pessoal da prefeitura esteve desde o primeiro momento. Não mediram esforços, não”, acrescentou.

Para o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, a meta é dar uma resposta rápida à cidade. “Recebi do prefeito muitas imagens, inclusive aéreas e fiquei sensibilizado. Petrópolis é uma cidade importante para o país e fiz questão de estar presente para ajudar”, destacou.

Também esteve acompanhando a visita o bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, que reafirmou o compromisso da igreja com as famílias afetadas pela chuva. “Esse é o momento em precisamos dar total apoio às famílias. Estamos colocando todas as nossas paróquias à disposição, dando o suporte de alimentação às pessoas que mais precisam. Importante, nesta hora, fortalecer os laços com a comunidade, proporcionando o ambiente de família no momento de dor”, disse Dom Gregório.

O prefeito Bernardo Rossi esteve acompanhado pelo vice-prefeito, Baninho; todos os secretários municipais; o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor e vereadores.

Na sexta-feira (09.03) foi publicado no Diário Oficial da União a portaria da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional ratificando o estado de situação de emergência decretado pela prefeitura nos bairros Caxambu e Bela Vista. O decreto desburocratiza a liberação de recursos federais e agiliza as ações da prefeitura para recuperação das áreas atingidas. A Posse, atingida por chuva na quinta-feira (08.03) também será incluída no decreto e na ação federal para liberação de recursos para recuperação.