Agora é lei: Profissionais do comércio poderão passar por teste de covid-19

A medida também valerá para aqueles que se enquadram como microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP).

O Governo do Estado poderá disponibilizar testes rápidos de diagnósticos do covid-19 para profissionais do comércio, devido a reabertura dos estabelecimentos. É o que autoriza a lei 8980/20, sancionada pelo governador Wilson Witzel (PSC) e publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (21/08).

Para a realização do teste rápido será necessário o consentimento e a apresentação do documento de identificação, bem como a respectiva credencial de comerciário ou a carteira de trabalho, comprovando o vínculo empregatício. A medida também valerá para aqueles que se enquadram como microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP).

Para implementar a medida, o Poder Executivo poderá firmar convênios com a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), com o Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro (SECRJ) ou com demais entidades representativas do setor.

“O governo precisa auxiliar os comerciantes nessa retomada da economia. A testagem vai trazer segurança para o empresário, trabalhador e clientes nesse processo de reabertura. Em Brasília, a Federação do Comércio e o Governo do Distrito Federal ofereceram 500 testes diariamente para funcionários. É um exemplo que o Rio precisa seguir. Fico muito feliz com a sanção e espero que o Executivo busque parcerias para fazer essa testagem em massa dos profissionais”, afirmou o autor da lei, o deputado Rosenverg Reis.

Além de regulamentar a norma através de decretos, o Poder Executivo deverá divulgar na internet os locais de testes rápidos do covid-19 e horários da disponibilização do serviço. Também deverá publicar na internet informações sobre as despesas decorrentes da execução da norma.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também

Museus do estado propõem debate enquanto comemoram data especial

Programada para ocorrer a partir desta segunda-feira, dia 17, até domingo, dia 23, a 19ª Semana Nacional de Museus terá como tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, que propõe a reflexão sobre o futuro dos espaços, sem esquecer o compromisso criativo com o presente.