Foto: Ilustrativa

Agita Petrópolis retorna presencialmente no dia 17 de agosto

Atividades acontecem em 10, dos 17 núcleos, atendendo apenas para adultos

O retorno das aulas presenciais do programa Agita Petrópolis acontece no dia 17 de agosto. Para garantir a total segurança dos alunos, os locais em que acontecem as atividades terão tapetes sanitizantes, termômetros e álcool em gel, e só serão permitidas as atividades para o público adulto. Até o momento, os professores de Educação Física responsáveis pelos 17 núcleos do programa – que atende regularmente cerca de 2,5 mil pessoas – estão usando as redes sociais para ensinar exercícios que podem ser realizados em casa.

Os núcleos que atendem adultos são dez: Contorno, Centro, Osvaldo Cruz, Bataillard, Madame Machado, Alto da Serra (no CRJ), Vila Rica, Espírito Santo, Caxambu e Cascatinha. A Superintendência de Esportes e Lazer ainda planeja o novo formato de turmas de acordo com o espaço usado em cada bairro. “Na próxima semana, vamos entrar em contato com os alunos. Estamos reorganizando os horários, com menos alunos, para dar total segurança ao nosso público”, explica Leandro Kronemberger, superintendente de Esportes e Lazer.

“Esse planejamento está sendo feito de acordo com os locais e com a quantidade de alunos atendidos em cada núcleo. É importante que a população tenha paciência, vamos oferecer toda a estrutura para os nossos alunos retornarem com toda a segurança, respeitando os decretos municipais, como o uso de máscara, por exemplo. Os exercícios físicos podem auxiliam na promoção da saúde e amenizam doenças, aumentando a qualidade e a expectativa de vida na terceira idade”, pontua Berg.

Em meio à crise do coronavírus e a necessidade do isolamento social, desde meados de março, estão sendo publicados vídeos nas redes sociais da prefeitura com dicas de exercícios que podem ser realizados em casa. São atividades que lembram as aulas presenciais de ginástica e de dança. O objetivo é estimular a prática esportiva neste período.

“A internet é um auxílio importante. Mesmo que o espaço não seja o ideal, algum tipo de exercício sempre podemos fazer. As atividades são importantes para o corpo e também para a mente”, explica o superintendente, lembrando que os eventos esportivos permanecem suspensos e sem prazo para serem realizados.

“Os eventos, em sua grande maioria, envolvem muitas pessoas, entre organização, público e espectadores. Também suspendemos as atividades de outros programas regulares de maneira preventiva. Outros eventos ainda não têm data para serem realizados”, completa o superintendente.

Além do Agita Petrópolis, o Festival das Comunidades, os Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups) e os eventos esportivos também estão suspensos. O Circuito Imperial de Lazer – na Av. Barão do Rio Branco – retorna no dia 16 de agosto.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também