Mais saúde e qualidade de vida para adultos e idosos do município: o Agita Petrópolis atende mais de mil pessoas de forma gratuita em 11 locais: Vila Rica, Bataillard, Madame Machado, Siméria, São Sebastião, Retiro, Cascatinha, Oswaldo Cruz, Quitandinha, Posse e Carangola. São oferecidas aulas de ginástica e alongamento, dança e artesanato para a população. O objetivo do programa é combater o sedentarismo e transformar a vida de seus participantes, promovendo exercícios físicos que ajudam no controle do peso corporal e na redução da hipertensão arterial.

Dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) mostram que a cada ano cerca de 300 mil brasileiros morrem em decorrência de doenças relacionadas à inatividade física. O levantamento mostra ainda que três em cada dez brasileiros na idade adulta praticam algum esporte com regularidade. Em Petrópolis, a prefeitura busca com as atividades do “Agita” que a cidade se torne exceção a realidade do país.

“O esporte promove mais saúde e bem-estar, com um papel fundamental na prevenção e no tratamento da saúde. Nosso objetivo é fomentar a atividade física nas comunidades da cidade e estamos trabalhando para oferecermos mais atividades ao longo desse ano”, garante o prefeito Bernardo Rossi.

A dona de casa Cristiane da Silva Souza, de 47 anos, reconhece os benefícios do programa para o seu dia a dia. Além de ter perdido mais de 18 quilos em menos de um ano, ela reduziu a quantidade de remédios que tomava diariamente. A turma que Cristiane faz parte é no bairro Vila Rica, que atende 60 pessoas às segundas, quartas e sextas, a partir das 8h.

“Minha saúde melhorou bastante, me sinto mais disposta, mais animada para fazer minhas atividades. Sem falar nas amizades que fiz, na alegria que é estar com todos que participam. Não conhecia a maioria das meninas da turma e hoje posso dizer que somos uma grande família”, garantiu a dona de casa.

No Madame Machado, são 46 alunas nas atividades que acontecem na quadra da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Itaipava. As aulas são às segundas, quartas e sextas-feiras com início às 17h30. Marilene dos Santos, de 53 anos, elogia o Agita Petrópolis e garante que o programa trouxe mais saúde para a sua vida.

“Com o passar do tempo, a energia não é mais a mesma, nem a saúde. Com as aulas de ginástica me sinto mais animada, para cima, dá um gás para eu que tenho minhas obrigações em casa”, disse Marilene.

Além do Agita Petrópolis, a prefeitura é parceira de projetos sociais e trabalha de forma integrada: a Superintendência de Esportes e Lazer em conjunto com as Secretarias de Saúde e de Educação, oferece diversas modalidades esportivas nos Postos de Saúde da Família, nas Academias da Saúde e nas Escolas Municipais.

“Esporte é sinônimo de bem-estar e a certeza de uma vida mais saudável e deve estar presente em todo o município com acesso para toda a população. Nosso trabalho tem o objetivo de democratizar o acesso ao esporte na nossa cidade”, explica Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer.

Os interessados em participar das modalidades oferecidas pelo município podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro ou pelo telefone 2233-1218.