A prefeitura vai expandir as atividades regulares do Agita Petrópolis no segundo semestre para o Vale do Cuiabá, Secretário e Alto da Serra. Serão mais 500 pessoas atendidas com aulas gratuitas de ginástica, alongamento, dança e futsal. Criado no ano passado, o programa oferece mais saúde, bem-estar e qualidade de vida em 11 bairros da cidade, atendendo somente este ano mais de 5 mil pessoas somando toda a programação. O governo municipal também mantém a parceria com projetos sociais, além da integração entre a Superintendência de Esportes e Lazer com as Secretarias de Saúde e de Educação, oferecendo diversas modalidades esportivas nos Postos de Saúde da Família (PSF), nas Academias da Saúde e nas Escolas Municipais.

Dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) de 2017 mostram que a cada ano cerca de 300 mil brasileiros morrem em decorrência de doenças relacionadas à inatividade física. Em Petrópolis, a prefeitura busca que a cidade se torne exceção a realidade do país, aumentando a oferta de modalidades esportivas gratuitas. O esporte também atua na prevenção e no tratamento da saúde.

“Desde o início da nossa gestão a gente trabalha pelo fomento da prática esportiva na cidade. É fundamental mantermos a população ativa, com mais saúde e qualidade de vida. Estamos expandido o Agita Petrópolis para mais três locais no início do segundo semestre e vamos lutar para colocar as atividades em mais comunidades do município”, garante o prefeito Bernardo Rossi.

Atualmente, o Agita Petrópolis acontece regularmente em 11 comunidades da cidade: Vila Rica, Bataillard, Madame Machado, Siméria, São Sebastião, Retiro, Cascatinha, Oswaldo Cruz, Quitandinha, Posse e Carangola. O município também conta com três núcleos do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC), Festival das Comunidades e os jogos estudantis. Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer, lembra que o calendário esportivo do município ainda oferece mais de 50 eventos até o final do ano.

“Hoje o município oferece uma série de atividades para a população e seguimos trabalhando para aumentar cada vez mais. Por determinação do prefeito Bernardo Rossi, também colocamos atividades físicas nas principais festas da cidade, como o aniversário de Petrópolis e a Bauernfest, com os Jogos Germânicos”, explica Hingo.

Nas escolas municipais Fábrica do Saber, na Estrada da Saudade, e Monsenhor João de Deus Rodrigues, em Pedro do Rio, são oferecidas atividades gratuitas para todas as idades: tem futsal, basquete, vôlei, natação, hidroginástica e dança de salão. A prefeitura também mantém a parceria com o projeto Evolução Judô e Jiu-Jítsu, que oferece as modalidades nas escolas municipais Vereador José Fernandes, no Alto da Serra, Ana Mohammad, na Castelânea, Geraldo Ventura, também no Alto da Serra, e Rubens de Castro, no Vila Felipe.

Nas Academias da Saúde, acontecem aulas de ginástica, alongamento, danças, karatê, capoeira e artesanato de segunda à sexta-feira de 8 às 17h no Parque Cremerie, Parque Municipal de Itaipava, Castelo São Manoel e Vale do Carangola. Em todas as unidades há vagas para novos alunos. Os interessados devem apresentar o atestado médico e documento de identidade no local das atividades.

“Esporte é sinônimo de bem-estar e a certeza de uma vida mais saudável. Nosso trabalho tem o objetivo de democratizar o acesso ao esporte na nossa cidade. É fundamental que a gente conte com a participação dos moradores para mantermos os locais em pleno funcionamento”, completa Hingo.

Os interessados em participar das modalidades oferecidas pelo município podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro ou pelo telefone 2233-1218.