Agentes da Defesa Civil distribuem material de conscientização para reduzir o risco de desastres no Alto da Serra e Vila Felipe

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias distribuiu material de conscientização para reduzir o risco de desastres no Alto da Serra e no Vila Felipe nesta terça-feira (04.12). No segundo dia do calendário de visitas dos agentes da pasta aos pontos de apoio dos bairros que contam com as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme, foram entregues cerca de 3 mil cartilhas de prevenção aos desastres de origem natural pelas equipes. O objetivo da ação é reforçar a importância do sistema para as comunidades, preparando os locais para estarem abertos para os moradores no período de fortes chuvas.

“Desde o ano passado, a Defesa Civil está presente nas comunidades orientando os moradores que vivem em áreas de risco. A conscientização da população é fundamental na redução do risco de desastres. Vale ressaltar que todos os 20 conjuntos de sirene da cidade estão funcionando e serão acionados em caso de necessidade, seguindo critérios dos técnicos da Defesa Civil”, explica o prefeito Bernardo Rossi.

Os agentes estiveram pela manhã na Escola Municipal Vereador José Fernandes, ponto de apoio do bairro Alto da Serra, visitando o espaço. Na sequência, houve a distribuição do material de orientação e de cartazes do programa SOS Chuvas no comércio da região. O secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, acompanhou o trabalho das equipes. A ação que faz parte do Plano Verão municipal, com o objetivo de conscientizar os moradores das áreas de risco.

“A organização dos pontos de apoio permite que a população permaneça em um local seguro até que se retorne à normalidade em uma situação de fortes chuvas. É fundamental que a gente reforce a importância das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme, destacando que os equipamentos são a melhor ferramenta de prevenção que o município possui, já que possibilitam que moradores de áreas de risco sejam avisados com rapidez sobre a urgente necessidade de sair de casa”, explica Paulo Renato.

Wellington Pereira, que trabalha em uma empresa de transporte coletivo e mora na região do Alto da Serra, elogiou o trabalho de prevenção realizado pela Defesa Civil. “São dicas simples, mas que muitos moradores não têm a noção do quanto são importantes e de que podem salvar vidas. Aproveitei e peguei mais cartilhas, para entregar para meus amigos e vizinhos”, comentou.

Durante à tarde, os agentes estiveram no ponto de apoio da Vila Felipe, que fica na Escola Municipal Dr. Rubens de Castro Bomtempo, realizando o mesmo trabalho de conscientização. O calendário da Defesa Civil acontece até o dia 18 de dezembro nas 12 comunidades que contam com as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme: Gentio, Buraco do Sapo, 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe.

“O objetivo é que Petrópolis passe a ser reconhecida como a cidade da prevenção de desastres. Dessa maneira, em conjunto com a população, a gente se torna uma cidade mais segura e menos vulnerável aos desastres de origem natural”, completa o secretário de Defesa Civil.

Calendário completo de visitação aos pontos de apoio:

  • 05/12/2018:

10h- Escola Municipal Ana Mohammad (Sgt. Boening)

14h- Escola Municipal Papa João Paulo II (São Sebastião)

  • 06/12/2018:

10h- Escola Municipal Rosalina Nicolay (Siméria)

14h- Escola Municipal Clemente Fernandes (Alto da Serra)

  • 11/12/2018:

10h- Escola Municipal Stefan Zweig (Quitandinha)

14h- Escola Municipal Marcelo Alencar (Quitandinha)

  • 12/12/2018:

10h- Escola Municipal Odette Fonseca (Duques)

14h- Escola Paroquial Bom Jesus (Quitandinha)

  • 13/12/2018:

10h- CEI Chiquinha Rolla (Quitandinha)

14h- Salão Paroquial São Paulo Apóstolo (João Xavier/Bingen)

  • 18/12/2018:

10h- Escola Municipal Dr. Paula Buarque (Gentio/Vale do Cuiabá)

14h- Boa Esperança Futebol Clube (Buraco do Sapo)

 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.