Acesso ao esporte nas comunidades de Petrópolis deve aumentar em 2019

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Cerca de 1.200 alunos são atendidos regularmente nos bairros e a prefeitura vai ampliar esse número em 2019

Com cerca de 1.200 alunos atendidos regularmente em 12 bairros – com a previsão de expandir para mais cinco locais este ano – a Prefeitura trabalha para democratizar o acesso ao esporte em todo o município através do programa Agita Petrópolis. Inaugurado em março de 2018 pelo prefeito Bernardo Rossi, o Centro de Iniciação ao Esporte de Petrópolis, que fica no bairro Caxambu, é a ferramenta chave para esse objetivo: são 12 modalidades esportivas gratuitas, que ainda contam com vagas abertas para novos alunos. Outra meta da prefeitura é a reestruturação das 38 academias ao ar livre mapeadas pelo município, aumentando a oferta de atividades físicas gratuitas para a população.

“O esporte é sinônimo de saúde. E nosso projeto é ampliar o Agita Petrópolis, mantendo a população mais ativa. Precisamos trabalhar de maneira antecipada, prevenindo uma série de doenças através da prática esportiva”, destaca o prefeito Bernardo Rossi, lembrando que o CIE é um exemplo de investimento que estava paralisado por causa da má gestão. “O nosso compromisso com a população é ter seriedade com o dinheiro público para que a nossa cidade possa crescer em todos os setores. O esporte em Petrópolis vive um momento de evolução e a população está sendo a principal beneficiada”, completa o prefeito. 

O CIE ocupa uma área de 1,6 mil m² ao lado da Escola Municipal Senador Mário Martins no Caxambu. O espaço vem sendo utilizado para fomentar a prática de atividades físicas, sempre com acompanhamento de profissionais de educação física. Para as crianças e os adolescentes, são oferecidas aulas gratuitas de futsal, vôlei, handebol, basquete, basquete 3×3, jiu-jitsu, muay thai, karatê e capoeira, de segunda à sexta-feira, de 10h às 18h. Para os adultos, existem turmas de dança, ginástica e alongamento as segundas, terças, quintas e sextas, a partir das 18h30.

“É importante ressaltar que ainda tem vaga aberta para novos alunos em todas as atividades. Queremos que a comunidade do Caxambu abrace, cada dia mais, o CIE e cuide do equipamento como uma extensão de suas casas, porque a meta é essa: que ele seja usado por todos os moradores, de todas as idades”, disse Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer, ressaltando que são mais de 500 pessoas atendidas no local e a previsão é que esse número chegue a dois mil.

O Agita Petrópolis oferece aulas de ginástica, alongamento ou dança no Vila Rica, Bairro da Glória, Caxambu, São Sebastião, Alto da Serra, Retiro, Bataillard, Oswaldo Cruz e Madame Machado. No Meio da Serra, são turmas de futsal feminino e infantil e no Siméria de futebol society. Na Estrada da Saudade, o basquete e o vôlei são oferecidos. Além disso, a prefeitura mantém parcerias com projetos sociais e trabalha de maneira integrada, oferecendo diversas modalidades esportivas nos PSFs, nas Academias da Saúde e nas Escolas Municipais.

“Além dos benefícios para saúde, o esporte é uma importante ferramenta de formação pessoal. Estamos trabalhando em conjunto para oferecermos ainda mais atividades neste ano”, garante Hingo, lembrando que os interessados em participar podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro ou fazer contato com a unidade pelo telefone: 2233-1218.

Outra meta da prefeitura para o próximo ano é a reestruturação das 39 academias ao ar livre mapeadas pelo município, aumentando a oferta de atividades físicas gratuitas para a população. O projeto, no entanto, ainda está em fase de estudo para que os locais tenham acompanhamento regular de um professor de educação física.

“Temos o objetivo de manter a população da cidade ativa, praticando as mais diversas modalidades esportivas. Estamos criando uma série de ações que atendam os petropolitanos em todo o município”, completa Hingo.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.