Emissão de carteira de identidade civil, solicitação de isenção para segunda via de documentos, orientação sobre microcrédito e atendimento jurídico gratuíto foram alguns dos serviços ofertados nesse sábado (10.11) durante a Ação Social promovida pela prefeitura através da Secretaria de Assistência Social no Duarte da Silveira. Aproximadamente 400 pessoas prestigiaram o evento que ocorreu na Escola São João Batista.

“A prefeitura retomou o calendário de Ações Sociais e mais duas serão realizadas até o fim do ano. A intenção é a de ofertar serviços gratuitos nas comunidades para facilitar a vida do cidadão. Essa é a 12ª Ação Social e já contabilizamos mais de 11 mil pessoas atendidas”, explica o prefeito Bernardo Rossi.

Durante a Ação Social, os moradores puderam, ainda, receber orientações sobre o Cadastro Único, CRAM, aferição de pressão, ID Jovem, puderam cortar o cabelo gratuitamente e ainda participar de um aulão de capoeira. Os alunos do Colégio São João Batista também participaram da festa: apresentaram as suas coreografias preparadas para celebrar a chegada da primavera.

“Agradecemos o apoio das demais secretarias envolvidas e o suporte do prefeito Bernardo Rossi. É sempre muito gratificante participar dessas ações, tendo em vista que a prefeitura fica mais próxima das comunidades. Muitas vezes, alguns moradores têm dificuldades para se locomoverem ate às secretarias para buscar orientações. Desta forma, trazemos os serviços e as orientações até eles”, disse Lúcia Helena Leite, diretora do setor de Gestão Administrativa da Secretaria de Assistência Social, que representou a secretária Denise Quintela no evento.

Orientação sobre o cadastro de currículo no Balcão de Empregos da prefeitura e solicitação de microcrédito através da AgeRio também foram disponibilizados na Ação Social. Jane Lúcia da Rocha aproveitou a oportunidade para cadastrar o currículo do filho no Balcão de Empregos e ainda recebeu um corte de cabelo.

“Acho muito importante esse tipo de ação. A comunidade fica distante do Centro e por isso algumas pessoas têm dificuldade em conseguir alguns serviços. Eu adorei o atendimento e ainda aproveitei para cortar o meu cabelo. Na próxima semana terei a formatura da minha filha e agora já estou bonita, preparada para a festa. Foi ótimo poder economizar com isso”, disse.

Ana Lúcia Mendes, moradora da comunidade há 10 anos também cortou o cabelo e mediu a glicose. “Esse cuidado é importante e poder ter acesso a esse serviço perto de casa é melhor ainda. Fiquei muito feliz com o atendimento e ainda mais com o corte de cabelo novo”.

A diretora da Escola São João Batista, Vania Campos, exaltou a participação dos 70 alunos da escola e dos pais. “Ficamos muito felizes em abrir a escola para essa Ação Social. As crianças puderam brincar, desenhar e ainda apresentaram as danças da nossa Festa da Primavera. Toda iniciativa que incentiva a visita dos pais no ambiente escolar é muito importante. Toda a equipe ficou muito animada”.

As ações sociais são marcadas pela parceria entre as secretarias, órgãos públicos e as associações de moradores dos bairros. Além do Duarte da Silveira, a Ação Social da prefeitura vai estar na Posse, no dia 24 de novembro, e no Bela Vista, no dia 8 de dezembro.