A 13a edição da Ação Social da prefeitura levou aos moradores da Posse diversos serviços oferecidos por secretarias municipais e órgãos públicos neste sábado (24.11). O evento aconteceu no Centro de Esportes Unificados (CEU) do distrito.  Durante a Ação Social, os moradores puderam fazer segunda via de documento de identidade, solicitar isenção para emissão de documentos, se inscrever no CadÚnico (que dá acesso a benefícios sociais), receber orientação jurídica e atendimento nutricional, além de recreação infantil.

“A Ação Social é uma iniciativa de grande importância por trazer para os moradores serviços que muitas eles não conseguem ter acesso, seja porque ficam muito distantes ou porque o dia a dia corrido não permite que as pessoas tenham tempo para resolver coisas simples, como emissão de documentos ou atendimento de algum serviço”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

“Mais uma vez reunimos as secretarias e órgãos como o Detran, Sebrae, Águas do Imperador, entre outros, para facilitar a vida dos moradores. Aqui eles também conseguem orientação de nutricionista, tem o Balcão de Empregos cadastrando currículos e vários outros serviços gratuitos”, pontua a secretária de Assistência Social, Denise Quintela.

O Centro de Referência em Atendimento a Mulher (Cram) levou o ônibus lilás para oferecer atendimento e orientação a vítimas de violência. A AgeRio ofereceu a possibilidade de acesso a microcrédito. Já a concessionária Águas do Imperador orientou moradores sobre como obter a tarifa social de água.

A dona de casa Maria da Silva procurou atendimento para inclusão no Cad Único e orientação junto ao Balcão de Empregos.

“Vim saber como o meu filho pode procurar um emprego para ele e também tentar ver o que eu preciso fazer para ter a tarifa social de energia. É uma oportunidade muito boa ter isso aqui perto da gente”, falou.

Silvia Critiani participa de aula de zumba e joga futebol no CEU da Posse. Foi assim que ela ficou sabendo da Ação Social. No evento, ela conseguiu fazer o documento de identidade com o nome de casada.

“Eu só tinha com o nome de solteira e não estava conseguindo fazer conta no banco por isso. Foi muito importante ter essa Ação Social aqui, porque se não, teria que pegar um ônibus e demorar duas horas até chegar ao Centro. Aqui eu fui atendida em 15 minutos”, contou.

A massoterapeuta Tânia Maria Rodrigues de Almeida levou os netos para se divertirem no CEU da Posse enquanto ela tirou dúvidas sobre alimentação com a nutricionista.

“Eu tinha algumas dúvidas e aqui eu consegui o atendimento de uma nutricionista de graça. Este trabalho da prefeitura é ainda mais importante para quem precisa de um documento e não tem tempo de procurar, isso é mais legal nessa Ação”, falou.

A Ação Social na Posse ainda contou com a presença da coordenadora do Gabinete da Cidadania, Anna Maria Rattes, do diretor de Habitação e Regularização Fundiária, Antônio Neves, e da coordenadora do Cram, Cléo de Marco. A próxima edição vai acontecer em dezembro, no Bela Vista.