Academia e ong petropolitanas unidas no combate ao câncer Um evento voltado ao público em geral, bem como a familiares e pacientes oncológicos

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A iniciativa da Academia Aeróbica em parceria com a Frente Nacional de Combate ao Câncer – FNCC –  acontecerá na próxima quarta-feira, dia 27/11, na sede da mencionada ONG, com um evento voltado ao público em geral, bem como a familiares e pacientes oncológicos, com o intuito de despertar a importância do exercício físico na luta contra o câncer.

A ação correrá entre 17:00 e 19:00 h. e propõe uma divertida programação com um bate-papo especial sobre exercício físico, com o Dr. Estevão Scudese; um depoimento da Day Sant´Anna, do Blog Viver Eu Quero, que foi diagnosticada com câncer de mama em 2016; será finalizada com uma aula de zumba com a Professora e DJ Maya e é, claro, contará com muita interação.

O evento ainda agregou outras pessoas dispostas a colaborar em prol do bem e contará com brindes que serão sorteados entre o público, como uma pintura a óleo da artista Solange Benevides, bem como um voucher de micropigmentação de sobrancelhas com a designer Linda Feitoza, além de um delicioso lanche proporcionado por uma parceira amiga do Blog e o apoio da cerimonialista Alessandra Amaral e o fotógrafo Renne Raibolt

O INCA e diversos órgãos internacionais alertam que a epidemia da inatividade física traz um alto custo à saúde da população e inúmeros estudos científicos apontam para o sedentarismo como fator de risco isolado para o desenvolvimento de diversas doenças, dentre elas vários tipos de cânceres.

Outra questão importante é que o poder do exercício físico no universo da Oncologia é mais amplo do que as pessoas imaginam.

“O exercício físico vai atuar em três grandes frentes no combate ao câncer: a prevenção, o tratamento e a sobrevivência”, afirma o Doutor em Ciências pela UNIRIO, Estevão Scudese.

Ao longo dos últimos anos, a American Society Of Clinical Oncology, a ASCO, considerado o maior evento de oncologia no mundo, apresentou muitos estudos que demonstram os benefícios do exercício para diminuir a fadiga oncológica para pacientes em tratamento, bem como a redução do risco de recidiva para quem já sofreu com a doença.

“Conversando com meu oncologista descobri que se praticasse atividade física regularmente diminuiria em até 60% o risco de ter um câncer de mama novamente. Ele estava me dando a possibilidade de usar meu próprio corpo ao meu favor e com uma estatística incrível. Tenho algumas limitações decorrentes dos tratamentos, então busquei uma academia séria e um personal trainer qualificado para me treinar e ao mesmo tempo dar a assistência necessária para lidar com os meus limites. Está dando super certo há mais de 2 anos!” conta a blogueira Day Sant´Anna.

“Nós fomos geneticamente programados para nos movimentar. Portanto, a falta de atividade em conjunto com o excesso de oferta de alimento e energia já é por si só uma situação artificial que irá gerar consequências metabólicas negativas. Já está bem estabelecido que o sedentarismo é fator de risco para o desenvolvimento da doença. Além disso, quando há indicação para a prática, o exercício físico tem o potencial de aprimorar as valências físicas do paciente, o que aumenta as chances de sobrevivência, além de acelerar a recuperação reduzindo as chances de recidiva”, afirma o professor Estevão.

Aos interessados em participar do evento a sugestão de entrada é a doação de um pacote de fralda geriátrica. A ONG assiste diversos pacientes em tratamento que precisam do material e as fraldas serão muito bem-vindas.

A sede da FNCC fica a rua Monsenhor Bacelar, 569, Valparaíso, em frente ao Colégio Terra Santa.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.