Abertura Oficial da Campanha do Outubro Rosa da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, APPO, está marcada para o dia 04 de outubroquarta-feira, naCâmara Municipal, às 19h, quando os principais Monumentos Históricos da cidade vão receber a cor que representa, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Este ano, o slogan da campanha da APPO é: “Sua Saúde está em suas mãos. Cuide Agora, Cuide Sempre”.

A abertura contará com a apresentação do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis e Ana Hannickel. “O outubro rosa esse ano está muito mais rosa por que o nosso coração está rosa de alegria por que a gente está conquistando um espaço cada dia maior para o paciente de câncer dentro da nossa cidade”, declara Ana Cristina Mattos, presidente da APPO.

O Outubro Rosa é um evento internacional que tem como meta levantar a bandeira da detecção precoce do câncer de mama e informar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos, além da realização do autocuidado e do autoconhecimento das mamas. Durante todo o mês serão realizadas palestras e atividades educativas em diversos locais da cidade.

A campanha também é uma forma de celebrar as conquistas da associação ao longo dos últimos anos, principalmente os cursos que estão sendo oferecidos. “Hoje a APPO está dentro do Hospital Alcides Carneiro, que é muito importante para o paciente e para a equipe. Estamos capacitando, não só os nossos funcionários, mas a equipe do CTO, da RadioSerra, do próprio HAC e da Secretaria de Saúde, pra que a gente possa conseguir, e vamos conseguir, um tratamento de Cuidados Paliativos dentro da nossa cidade, que é muito importante”, conta Ana Cristina.

Dentre os grandes eventos que serão realizados dentro da campanha deste ano, na primeira semana, no dia 06 de outubro, sexta-feira, às 20h, será realizado o Jantar Beneficente “Outubro Rosa”, na Maison Magamez, com um cardápio selecionado especialmente para o evento. Os ingressos custam R$ 120,00 (cento e vinte reais) e podem ser adquiridos na sede da associação.

Para Ana Cristina, o momento também é de buscar melhorias paras os pacientes. “Nos reunimos com o Prefeito Bernardo Rossi e com o Presidente da Câmara, Vereador Paulo Igor, pra que a gente pudesse fazer com que a cidade estivesse um pouco mais rosa esse ano e pra que buscássemos também, junto aos órgãos públicos, um maior apoio para o paciente”, afirma.

A cada ano, a adesão é maior, durante todo o mês de outubro, são realizadas mobilizações, palestras e ações de conscientização para o cuidado, prevenção e diagnóstico precoce do câncer na mama. A campanha também oferece informações e apoio às pessoas afetadas pelo câncer de mama e seus familiares e ressalta que quanto mais cedo for a descoberta, maior a possibilidade de cura e de resultados positivos no tratamento da doença.

Ainda, dentro da programação, no dia 07, a partir da 09h, no Tamboatá, acontece o “Viver Bem Eu Quero no Outubro Rosa” com diversas atividades, no domingo, dia 15 de outubro, às 20h, no Theatro D. Pedro, será realizada a apresentação “Vida em Toque” com a atriz Christiane Carvalho. No sábado, dia 21, é a vez do “APPO em Ação” – Comemorando os seus 25 anos, às partir das 10h na Praça da Liberdade, com diversas atrações, apresentações de dança e shows.

No dia 28 de outubro, sábado, às 15h, é o momento mais esperado. A tradicional caminhada que encerra a campanha do Outubro Rosa em Petrópolis, vai sair da Catedral São Pedro de Alcântara epercorrer as principais ruas do centro da cidade, seguindo em direção ao Palácio Sérgio Fadel, sede da Prefeitura Municipal. A meta é colorir de rosa todas as ruas por onde passar, chamando a atenção e alertando para a importância da detecção precoce do câncer de mama, tanto para o tratamento, quanto para o aumento da possibilidade de cura.

Mais informações sobre a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.

SERVIÇO

OUTUBRO ROSA

Programação:

-04/10 – Abertura Câmara Municipal e iluminação dos Monumentos na Cidade

Horário: 19h

 

-06/10 – Jantar Beneficente “Outubro Rosa”

Local: Maison Magamez

Horário: 20h

*Ingressos: R$ 120,00 (à venda na sede da APPO)

 

-07/10 – Viver Bem Eu Quero no Outubro Rosa

Local: Tamboatá

Horário: a partir das 09h

 

-15/10 – “Vida em Toque” – com Christiane Carvalho

Local: Theatro D. Pedro

Horário: 20h

 

-21/10 – APPO em Ação – Comemorando os seus 25 anos

Praça da Liberdade

Horário: a partir das 10h

 

-28/10 – Caminhada Outubro Rosa

Catedral São Pedro de Alcântara

Horário: 15h

 

APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos

Rua Visconde da Penha, nº 72

Centro – Petrópolis – RJ

(24) 2242-0956

www.appo.org.br

appo@appo.org.br

 

DOAÇÕES BANCÁRIAS

Itaú

Agência: 9244

Conta Corrente: 09277-2

Favorecido: Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos

 

EQUIPE DE GESTÃO

Presidente: Ana Cristina Coelho Mattos

Vice – presidente: Claudia Jochem

Secretária: Mônica Possas

Tesoureiro: Antonio Ricardo da Silva

Relações Públicas: Cris Moura

Conselho Fiscal: Carlos Eduardo Almeida, Rosângela da Silva e Vita Bruno