A abertura da Semana do Meio Ambiente acontece nesta terça-feira (05.06), Dia Mundial do Meio Ambiente, com a Exposição Aldeia Ecológica na Praça Dom Pedro. Até sexta, de 10 às 17h, o espaço vai exibir exposições sobre as unidades de conservação da cidade e a importância da preservação ambiental. Além disso, uma equipe do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vai apresentar o trabalho desenvolvido pelo órgão nos últimos anos.O evento segue até o próximo sábado, dia 9, com uma extensa programação educativa que busca a redução nos crimes ambientais no município: de janeiro do ano passado até maio de 2018, a pasta atendeu a mais de 1.300 denúncias.  Além do trabalho de orientação, a ideia é valorizar as áreas verdes de Petrópolis, com foco na preservação da Mata Atlântica, presente em praticamente todo município.

“Precisamos falar mais sobre a importância da preservação ambiental na nossa cidade. A Semana do Meio Ambiente será importante neste sentido, com foco nas crianças e nos adolescentes. Serão apresentadas questões que influenciam diretamente a vida de cada um de nós, como o abastecimento de água e a qualidade do ar que respiramos, por exemplo. O trabalho realizado pela prefeitura é antecipado, promovendo ações que garantam um futuro com menos ocorrências de crimes ambientais”, explica o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio.

A programação da semana também acontece na Posse, no Centro de Esportes Unificados (CEU) e, em Araras, no projeto que leva o nome do local. Será realizada a mostra Cine Ecologia nestes locais será realizada de terça até sexta, de 13 às 17h, com apresentações de filmes sobre reciclagem, reflorestamento e bem-estar animal.O encerramento será com uma caminhada ecológica no Parque Natural Municipal Padre Quinha, na Av. Ipiranga, no dia 9 de junho, às 8h30. O percurso de dois quilômetros nas duas trilhas do local.

“Como a nossa cidade é cercada de áreas de preservação, nada melhor que uma atividade ao ar livre, estimulando a presença de crianças e adolescentes”, disse Fred, anunciando também será realizado o plantio de 30 mudas de árvores da Mata Atlântica no Parque Natural.

A Semana do Meio Ambiente faz parte do projeto Inteligência Ambiental, criado pela pasta em agosto do ano passado e que tem o objetivo de aproximar as crianças e os adolescentes dos espaços naturais do município e ensinar a importância da preservação ambiental. Ao todo, são 30 horas de atividades com foco na educação ambiental dentro do evento. A programação completa com todas as atividades da semana está disponível no site da prefeitura.

Ações de fiscalização

O principal objetivo do trabalho de orientação da Semana do Meio Ambiente é diminuir os casos de crimes ambientais no município. Desde janeiro do ano passado, o setor atendeu mais de 1.300 denúncias em toda a cidade. Com o auxílio de um drone, o setor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente registrou 270 notificações em cinco meses de uso da ferramenta. Foram 143 horas de sobrevoo em atendimentos a denúncias de crimes ambientais, como desmatamento, invasões de áreas de preservação e despejo irregular de entulho. A ferramenta vem sendo bastante utilizada no atendimento às ocorrências pelos fiscais, que aplicaram 134 multas no mesmo período. Houve também uma prisão em flagrante em Araras de um homem que fazia o corte, sem autorização, de 20 árvores.

O setor de fiscalização organiza um cronograma de visitas na cidade e também a partir de denúncias, fazendo vistorias em locais apontados pelos reclamantes. A sede no Centro Administrativo, na Av. Barão do Rio Branco, 2.846 – Centro. O horário de funcionamento é de 9h às 18h, de segunda a sexta. Os telefones para outras informações são o (24) 2233-8180 e (24) 98828-8633.

“Nossa prioridade é proteger as áreas verdes do município. Por isso, disponibilizamos um número de celular que funciona 24 horas, todos os dias da semana, para recebermos as denúncias. São casos de supressão de vegetação, poluição de curso hídrico, contaminação de solo, empresas funcionando sem licença ambiental e alvará, além de queimadas”, garante Fred Procópio.