Aberta a temporada de montanhismo em Petrópolis

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A temporada de montanhismo em Petrópolis foi aberta oficialmente neste fim de semana. O evento que marcou o início do período aconteceu no Palácio Rio Negro e contou com palestras, workshops, muro de escalada infantil, exposição de equipamentos e uma caminhada ecológica. Organizado pela Secretaria de Meio Ambiente com o apoio de outros setores da prefeitura, o lançamento também teve apoio do Centro Excursionista de Petrópolis (CEP), Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Rede de Operações de Emergência de Radioamadores (Roer) e do Exército. O objetivo da ação é conscientizar os petropolitanos e turistas que frequentam esses espaços sobre a importância de proteger o patrimônio histórico-natural da cidade.

“Buscamos incentivar a presença de turistas na cidade. Petrópolis tem um grande potencial para as atividades em meio a natureza. Recebemos diversos visitantes por ano para trilhas, esportes radicais e outras atividades na natureza”, destacou o prefeito Bernardo Rossi, ressaltando as ações de conscientização realizadas pelo município. “É importante trabalharmos essa conscientização, discutindo e debatendo sobre a preservação do nosso patrimônio natural”, completou o prefeito.

Com mais de 200 trilhas, Petrópolis recebe cerca de 150 mil pessoas por ano entre maio e setembro, que vêm em busca exclusivamente desse contato com as montanhas e as belezas naturais do município. A ideia é incentivar as atividades para que mais turistas visitem a cidade neste período. Durante o evento, a Secretaria de Meio Ambiente lançou o Calendário de Caminhadas Ecológicas da Secretaria de Meio Ambiente.

“O evento teve como objetivo comemorar e sensibilizar toda população de Petrópolis e os nossos visitantes sobre a importância deste importante Patrimônio Natural que é de pertencimento de todos”, disse o secretário de Meio Ambiente, Renato Couto. “A abertura aconteceu justamente no melhor período para a prática de atividades nas montanhas. É importante cuidar desses espaços, que encantam todos os visitantes”, frisou Letícia Leal, presidente do CEP.

A iniciativa, promovida pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, vai contribuir para a preservação ambiental em todo o município. Petrópolis possui cerca de 84% do seu território protegido por UCs – Unidades de Conservação. “A intenção é sensibilizar as pessoas para que tenham responsabilidade socioambiental. Estamos entrando em um período em que ocorrem queimadas e incêndios florestais, e precisamos trabalhar para diminuir o número de ocorrências”, contou o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Anderson Campos.

Anualmente, milhares de montanhistas curtem as trilhas e os caminhos de montanhas de Petrópolis, para a prática de Trekking, Camping, Travessias, Caminhadas Ecológicas, Mountain Bike, Trail Run, cada um com o seu desafio e destino de Turismo Ecológico.A cidade também está se preparando para receber grandes eventos no período. Chegando em sua 6ª edição, a XC RUN, será realizada no dia 20 de julho no Parque Municipal, em Itaipava. Já em agosto, o município recebe nos dias 24 e 25, uma etapa do Xterra em Itaipava.

 “Nossas montanhas atraem turistas de todo país e até de fora. Buscamos incentivar a presença de mais turistas conhecendo as belezas naturais de Petrópolis. Além da própria natureza, os eventos ajudam a atrair pessoas vindas de fora para a cidade, o que movimenta hotéis, restaurantes e o comércio”, afirmou o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.