Abandono de animais domésticos preocupa cuidadora do bairro Mosela

Além de cruel e desumano, abandonar animais em logradouros públicos é crime e quem cometê-lo deve ser punido com prisão, multa e perda da guarda do animal, de acordo as leis vigentes.

Luciana, moradora da rua Alberto de Oliveira, no bairro Mosela, é cuidadora voluntária de animais domésticos. No último dia 31 de dezembro de 2020, cinco filhotes de cachorro foram despachados em frente a sua residência. Luciana havia se deparado com situação simular há dois anos, porém naquela época foram colocados em sua porta três pequenos gatinhos, aparentemente recém nascidos.

Além de cruel e desumano, abandonar animais em logradouros públicos é crime e quem cometê-lo deve ser punido com prisão, multa e perda da guarda do animal, de acordo as leis vigentes.

Os principais motivos do abandono de animais são: rejeição à fêmea com cria de filhotes ou àqueles que ficam velhos ou doentes; proprietários que viajam ou mudam de residência e abandonam seu pet; cão que cresce e fica com porte muito grande ou torna-se barulhento (latidos) ou fica feroz; dificuldade de convívio pela presença de crianças no lar; alergia a pelos, entre outras causas.

Por isso é importante que o indivíduo tenha a consciência de que ao adquirir um animal de estimação, deverá assumir uma “guarda responsável”, que consiste em planejar e tomar alguns cuidados necessários e obrigatórios para manter seu pet saudável e feliz.

Consciente do sofrimento animais, nos últimos anos Luciana tem recolhido alguns cachorros e gatos em situação de vulnerabilidade, que viviam nas ruas e comiam sobras de alimentos despejados nos lixos. Atualmente, ela tem sofrido dificuldades para manter este tipo de ação solidária e responsável. Com a pandemia, a situação financeira se agravou e os custos com alimentação, medicamentos e cuidados veterinários estão cada vez mais difíceis de manter sozinha. Por este motivo, Luciana pede o apoio de outros cuidadores, de instituições públicas e/ou privadas para o fornecimento de mantimentos como ração, pastinhas e outros produtos para cães e gatos.

Os cachorros abandonados em sua porta no último dia do ano foram colocados para doação e, quem tiver interesse em adotar um filhote, pode entrar em contato com a Luciana para obter mais informações. Seus contatos são: (24) 98809-0717 – Luciana e (24) 98853-1343 – Fiorine.

Confira o vídeo dos cachorros que estão para adoção: https://fb.watch/2Tr75lIl_j/

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também