Os pianistas Felipe Naim e Patrícia Glatzl unem seus talentos na segunda-feira, dia 9 de julho e abrem a série “Concertos ao Meio-Dia”, no Museu Imperial, com versão orquestral de Kátia Balloussier, como parte da programação do 18º Festival de Inverno de Petrópolis, promovido pelo Instituto Dell’Arte. Tradição mantida, a “Campanha da Solidariedade” está presente também nesta edição. A ação tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para instituições carentes. Pede-se a doação de um alimento como ingresso nos espetáculos programados.

Concertos ao Meio-Dia

O destacado e jovem pianista Felipe Naim é considerado um gênio no piano. A inspiração do seu trabalho é baseada em grandes mestres da música, entre eles, Nelson Freire, Martha Argerich e Arnaldo Cohen.  Foi no Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro que adquiriu a sua formação em piano clássico, tendo como mestras Cely Periard e Ísis Machado.  Em 2008 foi premiado no IX Concurso Internacional de Piano Florinda Santos, realizado em Portugal, No ano de 2010, ganhou menção honrosa no VIII Concurso Edna Bassetti Habith, em Curitiba. Quatro anos depois conquistou o segundo lugar no Concurso Souza Lima, em São Paulo.

Suas apresentações se estendem a importantes espaços culturais, incluindo o Teatro Municipal de Niterói, Sala Cecília Meireles, Museu de Arte Moderna e Museu do Primeiro Reinado. Em sua trajetória, gravação de dois CDs em estúdio e um DVD ao vivo no Museu da República. É aluno de bacharelado em piano na Escola de Música da UFRJ, tendo como principal professora Myrian Dauelsberg. É integrante do coral Brasil Ensemble da UFRJ, sob a regência de Zezé Chevitarese.

A concertista Patrícia Glatzl vem se destacando no cenário musical brasileiro como um expoente da música erudita, recebendo diversos prêmios e se apresentando em importantes espaços.  Formada em Música pela UNIRIO, na classe do professor Claudio Dauelsberg tem mestrado em Práticas Interpretativas pela UFRJ. Atualmente é orientada pela professora Myrian Dauelsberg. Entre as apresentações como solista em orquestras, na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e na orquestra CESGRANRIO.

São inúmeras suas premiações. Em 1999, conquistou o prêmio de melhor intérprete de Bach do Concurso Nacional de Piano de Governador Valadares e em 2010, a mesma premiação no concurso Arnaldo Estrella. No concurso III Concurso Jovens Solistas da OSMG conquistou o primeiro lugar, em 2010. Foi contemplada, em 2015, com a Comenda Carlos Gomes, prêmio da Ordem do Mérito Cultural conferida pela SBACE – Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música.

Graduada pela Escola de Música da UFRJ e mestre em piano pela mesma instituição, Kátia Balloussier iniciou seus estudos musicais com Ivone Badmann, passando também pela orientação dos professores Myrian Dauelsberg e Telmo Cortês. Em seu currículo, somam sete premiações em primeiro lugar em Concursos Nacionais de Piano, com destaque para o do Arnaldo Estrella, em 1982, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Ao lado de renomados músicos nacionais e internacionais, desenvolve amplo trabalho como camerista. Atua em Master Classes e festivais como pianista acompanhadora.

Há vários anos é pianista da UNIRIO e responsável pelo acompanhamento das classes de canto, cordas e sopros. Participou de concertos com a Orquestra Sinfônica Brasileira, a do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e com a da Orquestra Petrobras Pró-Música, tocando piano e celesta.

18º Festival de Inverno de Petrópolis é promoção do Instituto Dell’Arte em parceria com a Fundação CESGRANRIO e SESI. Apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, TurispetroSecretaria de Turismo, Secretaria de Educação e Instituto Municipal de Cultura e Esporte, patrocínio de Águas do Imperador e correalização Stretto, Ministério da Cultura/Governo Federal. 

 

9  de julho, segunda-feira, 12h

“Concertos ao Meio-Dia”

Solistas: Felipe Naim e Patrícia Glatzl

Versão orquestral: Kátia Balloussier

Concertos: Shostakovich no. 2 e Schulman

Local: Museu Imperial – Cineteatro

            Rua da Imperatriz, 220 – Centro

            Tel: (24) 2233-0300

Capacidade: 150 lugares

Entrada franca                           

Acesso para deficientes

 

Entrada franca – Pede-se a doação de 1 alimento não perecível em prol da Campanha da Solidariedade

Crédito da foto: Divulgação