Dentre as atrações desta quinta-feira, 12 de julho, do 18º Festival de Inverno de Petrópolis, promovido pelo Instituto Dell’Arte, destacam-se a história do piano, incluindo projeções, explanada por Estevão Herman, às 18h no Museu Imperial; o belo espetáculo “Marcus Brandão – Djavan, Quanto Querer!”, em uma homenagem aos 45 anos de carreira do compositor e intérprete, no Theatro D. Pedro, às 19h30m e no Palácio de Cristal, continuando a homenagem a Jacob do Bandolim, às 20h30m, quem toca na Série “SESI Cristal” é o bandolinista Ronaldo do Bandolim. Para terminar a noite, no Cuba Pub, às 21h30m, o show de forró com o Grupo Ziriguidó, na Série “Música na Serra”, promete esquentar o frio serrano. Todos os eventos tem entrada franca.

Tradição mantida, a “Campanha da Solidariedade” está presente também nesta edição. A ação tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para instituições carentes. Pede-se a doação de um alimento como ingresso nos espetáculos programados.

 

Homenagem ao inesquecível intérprete e compositor Djavan

Apresentando a rica obra de Djavan, o cantor, ator e produtor Marcus Brandão oferece ao público o espetáculo “Marcus Brandão – Djavan, Quanto Querer!. O show é uma homenagem aos 45 anos de carreira de Djavan. No repertório a plateia vai poder conferir grandes sucessos do cantor tais como: “Meu Bem Querer”, “Oceano”, “Flor de Liz”, “Fato Consumado”, “Te Devoro”, entre outros. A direção musical é de Gabriel Gravina e a produção da Fundação CESGRANRIO. No acompanhamento, o talento dos músicos: Guilherme Menezes (violão e guitarra), Gabriel Gravina (teclado), Chico Costa (sax e flauta), Vaguinho Gonçalves (baixo), Altair Martins (baixo e trompete) e Marcelo Teteu (bateria).

 

A história do piano

O piano é considerado um dos mais clássicos instrumentos do mundo. Bartolomeo Cristofori foi um talentoso artesão italiano na época do Renascimento Italiano. Poderia passar despercebido se não fosse ele o inventor do piano. Esta e outras histórias relativas ao magnífico instrumento vão ser contadas por Estevão Herman na palestra com intitulada “Grand Piano”, abordando a história do piano. A abordagem vai contar com projeções.

 

Ronaldo do Bandolim no Palácio de Cristal

Ronaldo do Bandolim é considerado um dos mais significativos bandolinistas brasileiros. Natural de Petrópolis e criado em Nitéroi, o músico detém grande talento e percorre o cenário musical há mais de 40 anos. Com ritmos musicais diversificados, fascina pela precisão, velocidade e improviso. No final dos anos 70, assumiu o bandolim do conjunto Época de Ouro. A partir de 1996 passou a integrar também o Trio Madeira Brasil. Em sua bagagem, apresentações no Brasil, Itália e Alemanha.

 

O forró em Música na Serra

O Grupo Ziriguidó é formado por alunos de Licenciatura em Música da Universidade Católica de Petrópolis que buscam apresentar um forró baseado na qualidade da boa música. Edson Rangel (voz e violão), Andinho Carnevalli (zabumba e backing vocal) e Laio Simas (voz e violão) são os músicos do Ziriguidó. No repertório, clássicos do Nordeste passando por reeleituras populares, em ritmos agreste.

 

18º Festival de Inverno de Petrópolis é promoção do Instituto Dell’Arte em parceria com a Fundação CESGRANRIO e SESI. Apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, TurispetroSecretaria de Turismo, Secretaria de Educação e Instituto Municipal de Cultura e Esporte, patrocínio de Águas do Imperador e correalização Stretto, Ministério da Cultura/Governo Federal. 

 

18 º Festival de Inverno de Petrópolis/Dell’Arte 

6 a 15 de julho de 2018

 

SERVIÇO

12 de julho, quinta-feira, 18h

Palestra com Estevão Herman

“Grand Piano” – A História do Piano

Local: Museu Imperial – Sala Multimídia

Rua da Imperatriz, 220

            Tels: (24) 2233-0300 / 2233-0309

Capacidade: 150 pessoas

Acesso para deficientes

12 de julho, quinta-feira, 19h30m

Tributo a Djavan

“Marcus Brandão – Djavan, Quanto Querer!”

Local: Theatro D. Pedro

Praça dos Expedicionários, s/n – Centro

            Tel: (24) 2235-3833

Capacidade: 510 lugares

Entrada franca

 

12 de julho, quinta-feira, 20h30m

“SESI Cristal Jazz”

Ronaldo do Bandolim em homenagem a Jacob do Bandolim

Local: Palácio de Cristal

Rua Alfredo Pachá, s/n – Centro

Tel: (24) 2247-3721

Capacidade: 250 lugares sentados

Não possui estacionamento

Acesso para deficientes

Entrada franca

 

12 de julho, quinta-feira, 21h30m

“Música na Serra”

Grupo Ziriguidó

Local: Cuba Pub

Av. Piabanha, 191 – Centro

Tel: (24) 2243-0821

Não possui estacionamento

Entrada franca – pede-se a doação de 1 alimento não perecível em prol da Campanha da Solidariedade