Foto: FIVB

A doença que matou a jogadora de vôlei ex-seleção brasileira

A atleta de vôlei Ana Paula Borgo morreu em decorrência de um câncer de estômago
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

 A jogadora de vôlei, Ana Paula Borgo, de 29 anos, morreu ontem (11) em decorrência de um câncer de estômago. A atleta campeã pela Seleção Brasileira no Mundial sub-23 de Vôlei em 2015, e medalha de prata da Liga das Nações em 2019, foi diagnosticada em setembro do ano passado, e afastada para tratamento da doença.

 O câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, se desenvolve por muitos anos e raramente apresenta sintomas. Segundo pesquisa feita pelo Grupo Onco Clínicas, no Brasil ele é o terceiro câncer mais comum entre homens e quinto entre mulheres, com maior incidência em pessoas com 50-60 anos de idade.

Segundo estatística divulgada no gov.br a doença apresenta uma taxa de mortalidade de 7,5% em homens e 4,7% entre mulheres.

É possível dividir a patologia em dois subgrupos: O Intestinal, que ocorre comumente em pacientes mais idosos, em sua maioria do sexo masculino, e é associado à presença de gastrite crônica atrófica e metaplasia intestinal (conjunto de pequenas lesões); E o Difuso, comum em pacientes mais jovens, com distribuição igualitária entre os sexos e tem comportamento mais agressivo quando comparado ao tipo intestinal. Origina-se do epitélio gástrico normal, sem aparente lesão pré-cancerígena, e pode estar relacionado a uma mutação genética.

Não existem sintomas específicos que levem a uma rápida identificação do câncer de estômago. A perda de peso; perda de apetite; fadiga; sensação de estômago cheio; dificuldade para engolir; vômitos; náuseas; e o desconforto abdominal persistente, são alguns dos sinais que podem indicar o desenvolvimento de um tumor do estômago, mas alguns desses sintomas são comuns entre outras diversas benignas, como úlcera e gastrite. Por isso é necessário se consultar com um médico especialista para diagnóstico da doença.

O velório da atleta aconteceu nessa quinta-feira no José Liberatti, ginásio de vôlei do Osasco, por volta das 22h.

“Jesus recolheu minha filha, te receba em teus braços. Que dor, minha filha. A certeza que você está com Jesus. Como eu amo você” – declarou Débora Borgo, mãe de Ana Paula, em suas redes sociais.

Borgo jogou no Fluminense, Praia Clube, Osasco, Pinheiros, e clubes na Itália e Turquia. A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e outras personalidades e entidades do esporte manifestaram pesar em posts nas redes sociais.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.