A abertura da 9ª edição da Mostra Audiovisual de Petrópolis acontecerá na próxima sexta-feira, dia 23 de novembro, com a presença ilustre do premiado diretor de cinema e TV, Jorge Furtado, que apresentará ao público seu novo filme. Rasga Coração é um longa-metragem que tem no seu elenco atores como Marcos Rocha, Chay Suede e Luisa Arraes. A produção só será veiculada comercialmente a partir de 2019, mas enquanto isso esteve em sessões no Hors Concours da Mostra Internacional de Cinema de SP e do Festival de Cinema do Rio. Rasga Coração será exibido no dia 23 de novembro, às 19h00, no Café Concerto do Sesc Quitandinha.

Para quem for apreciador do que Jorge fez em sua carreira, terá a oportunidade de encontra-lo no dia seguinte, 24 de novembro, às 10h00, também no Sesc Quitandinha, em um bate-papo sobre sua carreira e as temáticas que envolvem sua vastíssima produção, desde os primeiros curta-metragens até sua passagem pela TV Globo na criação, roteirização e direção de telefilmes e minisséries.

Em sua nona edição, a MAP já reúne em seu histórico três indicações ao Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura e se consolida como importante espaço para o fomento à produção e à difusão de obras de realizadores em suas primeiras experiências com a sétima arte, muitos deles que ainda são adolescentes da Educação Básica, como os alunos do Ensino Médio Integrado em Produção de Áudio e Vídeo (EMI-AV), desenvolvido há dez anos no Colégio Estadual Dom Pedro II ou até mesmo cursando a faculdade na área de comunicação.

Desenvolvido desde sempre dentro de um espírito colaborativo, o evento busca construir uma rede de parceiros “amigos da Mostra”, que é um conjunto de profissionais ou até instituições com os quais progressivamente criaram-se laços afetivos e construíram-se ações em conjunto, voltadas especialmente para a educação por meio da mídia. A Mostra torna-se também um espaço de resistência ao desmonte da educação pública e à falta de incentivos ao setor cultural. Neste momento a escola se une ao cinema e a este grande círculo de parceiros para potencializar a arte, sendo mais uma voz em prol de uma sociedade plural.

Longas-metragens premiados, conversas animadas com personagens importantes neste meio, oficinas com profissionais do mercado, jovens promissores apresentando e debatendo seus filmes, além de atividades culturais e educomunicativas, serão abertas ao público e o melhor, ‘0800’. Assim se destaca a Mostra Audiovisual de Petrópolis, que acontece entre os dias 23 e 29 de novembro, ocupando vários locais do centro histórico, como o Cine-teatro do Museu Imperial, o Palácio Rio Negro e a Casa Claudio de Souza.

O evento sem fins lucrativos é realizado pela Biruta Educacional, a Reprodutora e pelo curso profissionalizante em Áudio e Vídeo promovido pelo Colégio Estadual Dom Pedro II. A programação na íntegra pode ser consultada através do site mostrapetropolis.com.br ou pela página no Facebook, Mostra Petrópolis.

Por: Gabriel Malheiros