“Tenho certeza que a prevenção é o melhor caminho”. Esta é a ideia passada pela doméstica Valdeia Almeida, de 71 anos, uma das 90 mulheres atendidas pelo mutirão de exames de imagens, realizado neste sábado (27.10), no Hospital Alcides Carneiro (HAC). Esta é mais uma ação do Hospital, que em parceria com a Secretaria de Saúde, vem reforçando o apoio e incentivo à Saúde da Mulher.

“Achei muito interessante esta ação. Muita gente sendo atendida em um dia, importantíssimo. Fui muito bem recebida, como sempre acontece aqui no Hospital Alcides Carneiro. Fundamental que as pessoas tenham essa consciência, de fazer os exames e descobrir logo possíveis problemas. Por isso, estou sempre fazendo meus exames”, disse dona Valdeia.

O mutirão de exames por imagens foi o décimo realizado pelo HAC neste ano, tendo atendido mais de mil pessoas com ações envolvendo todas as equipes durante um dia inteiro de atenção e atendimento à população.

“O sentimento que tenho ao visitar as ações como esta é de gratidão. Gratidão à equipe que com muito empenho se prontifica a apoiar e separar um sábado para prestar este atendimento à população. Muita gente é beneficiada com este esforço. Tenho certeza que vamos continuar nesta luta, ampliando atendimentos, permitindo acesso a mais exames e batalhando pela prevenção à Saúde”, destacou o prefeito Bernardo Rossi, que visitou o mutirão ao lado do vice-prefeito, Baninho.

Na ação deste sábado, foram disponibilizados exames de mamografia, ultrassonografia de mama e transvaginal, ressonância magnética de mama e de pelve e tomografia. O Hospital Alcides Carneiro é uma das referências na realização de exame de mamografia na cidade. De janeiro a agosto deste ano, foram 3.134 exames realizados, uma média de 392 procedimentos feitos por mês.

“Vale ressaltar a referência do HAC, sendo um incentivador e apoiador de tudo que é relacionado à Saúde da Mulher. O município tem trabalhado muito para prevenir doenças relacionadas à Saúde da Mulher, como no dia 20, quando cerca de mil mulheres realizaram coleta de preventivo no Dia D. Estas mobilizações são importantíssimas para trabalharmos a conscientização das mulheres”, disse a secretária de Saúde, Fabiola Heck.

Este é o segundo mutirão realizado neste mês no HAC. No último dia 6 de outubro, a mobilização permitiu que quase 400 mulheres pudessem ter acesso a consultas médicas pré-agendadas com ginecologista, dermatologista e proctologista, além de neurologista, oftalmologista e cardiologista.

“Estamos com estas ações voltadas para a Saúde da Mulher neste mês, mas esta é uma atenção que temos durante todo o ano. Tivemos, nesta semana, a Tarde da Beleza, possibilitando um bem estar para pacientes e acompanhantes. Já estamos planejando mais uma ação na próxima semana. Isto é só parte do que fazemos por um atendimento cada vez mais humano e acolhedor”, frisa o diretor administrativo do HAC, Leonardo Aldighieri.

Também participaram da visita a coordenadora do Gabinete da Cidadania e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim), Ana Maria Rattes, a coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), Cléo de Marco, e o presidente da Comissão da Saúde na Câmara de Vereadores, Silmar Fortes.