A partir de 01 de Julho, estão abertas as inscrições para a 5ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO, uma realização da Heco Produções e do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania. As inscrições devem ser feitas no site do festival – http://mostradecinemadegostoso.com.br – até 15 de agosto.

A MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO agita culturalmente a cidade de São Miguel do Gostoso, com uma tela de cinema (12 m de comprimento) montada ao ar livre, na Praia do Maceió, em projeção com resolução 2K. A população terá a chance de ver os mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros durante seis dias.

A curadoria coletiva é feita pelos 52 alunos dos cursos de formação técnica e audiovisual, o “Coletivo Nós do Audiovisual”, juntamente com a equipe da Heco Produções e direção geral de Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld.

Também serão feitas sessões em ambientes fechados, que incluirão debates com personalidades, diretores e atores dos filmes, entre outros. O melhor longa e o melhor curta-metragem serão escolhidos pelo público para receber o Troféu Luis da Câmara Cascudo.

Dando continuidade aos Cursos de Formação Técnica e Audiovisual para os 52 jovens de São Miguel do Gostoso e distritos arredores, que juntos criaram o “Coletivo Nós do Audiovisual”, (www.nosdoaudiovisual.com.br) serão realizadas novamente uma série de oficinas para o Coletivo, em parceria com o CINEDUC – Cinema e Educação – e o IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte:
– Roteiro
– Oficina de Vídeo
– Oficina de Curadoria
– Oficina de Montagem
– Produção Cultural

Ao final das oficinas, os jovens que fazem parte do coletivo realizarão três curtas-metragens que serão exibidos durante a programação da Mostra. Esses jovens também farão parte da organização oficial do evento.

Os cursos têm como finalidade a formação cultural dos jovens e sua capacitação profissional para gerir eventos, e suprir a crescente demanda do mercado audiovisual no Brasil. Já foram realizados sete filmes em um período de três anos:

Flôzinha [RN] – 2015 – FICÇÃO | 11 MIN
O Pai da Noite [RN] – 2015 – FICÇÃO | 7 MIN
O Menino e a Caixa Misteriosa [RN] – 2015 – FICÇÃO | 10 MIN
À Procura do Sol [RN] – 2015 – FICÇÃO | 15 MIN
Promessas [RN] – 2014 – DOCUMENTÁRIO | 16 MIN
Entre Lonas [RN] – 2014 – FICÇÃO | 11 MIN
O Contador de Causos [RN] – 2013 – FICÇÃO| 15 MIN

Com todo o conhecimento adquirido, o coletivo também participa da produção da Mostra de Cinema de Gostoso onde, ao mesmo tempo que trabalham, aprendem e trocam conhecimentos com cineastas, atores e diretores de outros estados que são convidados para a mostra.

A maioria dos 52 jovens participantes reside em 13 distritos e assentamentos locais: Mundo Novo, Arizona, Novo Horizonte, Antônio Conselheiro, Tabua, Baixio, Umburana, Baixinha, Morro dos Paulos, Canto da Ilha, Monte Alegre, Cruzamento e Lagoa de Serra Verde.

Site Oficial: http://mostradecinemadegostoso.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Mostra-de-cinema-de-Gostoso/157396617695645

Sobre São Miguel do Gostoso (RN)
Localizada no Rio Grande do Norte, a 110 km da capital Natal, precisamente na ponta oeste do continente sul-americano, a cidade de São Miguel do Gostoso, conhecida como a esquina do continente, possui cerca de nove mil habitantes e apresenta belezas naturais e uma localização geográfica privilegiada, que atraem turistas principalmente de esportes radicais como o kitesurfe.

A cidade tem sido constantemente destaque entre conceituados veículos de mídia nacional e estrangeira como um dos melhores e mais atraentes destinos turísticos do mundo. Em matéria do jornal britânico Daily Telegraph, São Miguel do Gostoso surge entre praias da Malásia, África do Sul e Barbados como um dos Melhores lugares do mundo para se viver.

No suplemento “O melhor do Brasil” da revista Veja, a cidade foi escolhida como o melhor dos “novos destinos” da região nordeste. O jornal Valor Econômico publicou ampla reportagem sobre São Miguel do Gostoso, citando a cidade como um paraíso pacato, autêntico e com muito charme.

Com isso, a cidade vem apresentando um elevado crescimento no número de pousadas: mil leitos contabilizados em 2011 e uma rica e talvez única diversidade gastronômica no Estado.

Fonte: F&M ProCultura

Crédito da foto: Reprodução da internet / Página Oficial do Evento no Facebook