Seguem abertas as inscrições para as 12 modalidades esportivas oferecidas no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, que fica no bairro Caxambu. Em três dias, 58 pessoas realizaram o cadastro na Escola Municipal Senador Mário Martins, ao lado do CIE. Os documentos necessários são: cópia da certidão de nascimento ou da identidade do aluno, declaração escolar, cópia da identidade do responsável, atestado médico e uma foto 3×4. O horário de atendimento é de 13 às 16h. O início das atividades será no dia 16 de abril.

“O CIE é um equipamento importante no fomento ao esporte no município. São atividades gratuitas para todas as idades, garantindo mais saúde e bem-estar para a população. É importante reforçar que o Ministério do Esporte entendeu às necessidades da cidade e se tornou um grande parceiro. O investimento é inédito na cidade e mostra que estamos no caminho certo”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

No espaço a prefeitura vai atender, inicialmente, 500 pessoas, entre crianças, adultos e idosos. A ideia é que no futuro o CIE tenha mais de dois mil alunos. Além das aulas e das atividades para a comunidade, o CIE vai receber uma etapa do Festival das Comunidades, modalidades coletivas dos JEUPs e JEMs, e o torneio de futsal feminino em setembro.

A dona de casa Nanci Maria Gonçalves Rocha, de 62 anos, elogiou as atividades oferecidas para a terceira idade e se inscreveu em ginástica e alongamento e dança. Moradora do bairro há mais de 50 anos, ela é vizinha do CEI. “É um espaço maravilhoso próximo da minha casa e preciso aproveitar. Estou buscando mais saúde e qualidade de vida, então nada melhor que procurar um exercício. É uma grande oportunidade, ainda mais de maneira gratuita”, comemorou.

O local também é adaptado para pessoas com deficiência. Além do elevador que dá acesso ao mezanino, a arquibancada tem espaço destinado para quem usa cadeira de rodas. Em cada lado, há banheiros comuns e adaptados. Para os atletas, há quatro vestiários, sendo dois comuns e dois adaptados – um para cada sexo. O espaço conta também com uma sala administrativa, uma sala de professor, uma sala médica, uma copa e um almoxarifado para guardar os equipamentos esportivos.

“A ideia é aproveitar a excelente estrutura do local para oferecermos também projetos sociais, envolvendo toda a comunidade. Será mais um grande benefício para os jovens do Caxambu e do restante da cidade”, afirma Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer da cidade.

Instrumento de transformação, o CIE do Caxambu traz à cidade um modelo de integração do esporte com a comunidade.  O CIE de Petrópolis é o primeiro entregue no Estado do Rio de Janeiro e o sexto no país – os outros são: Franco da Rocha (SP), Maringá (PR), Arapongas (PR), Uberaba (MG) e Rio Branco (AC). O CIE ocupa uma área de 1,6 mil m² ao lado da Escola Municipal Senador Mário Martins.