A quadra da Comunidade Oswaldo Cruz recebeu cerca de 500 pessoas em busca dos diversos serviços oferecidos por 12 setores da prefeitura durante ação social realizada neste sábado (24.03), no Valparaíso. Emissão de documentos, aferição de pressão e medição de glicemia estiveram entre os serviços mais buscado pela população. Vale do Carangola, Bairro da Glória e Independência também já foram contempladas com ações do tipo.

“Com esse tipo de ação conseguimos levar aos moradores da região os serviços oferecidos pela prefeitura e instituições parceiras próximas de suas casas. Além do viés social, também tem aspecto de diversão: as crianças se divertem com as brincadeiras e animação e também tem programação para os adultos. É um dia muito especial e que já contemplou moradores de vários bairros”, destaca o prefeito Bernardo Rossi, que acompanhou a ação deste sábado no Valparaíso.

Dentre os serviços ofertados gratuitamente estão a inscrição no Cadúnico e orientações sobre benefícios sociais, entre eles, a tarifa social de energia elétrica; a Coordenadoria de Juventude que ofereceu recreação para as crianças e fez um bazar gratuito; também teve a equipe do CRJ divulgando o ID Jovem e os cursos oferecidos; além da divulgação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), orientações para microempreendedor individual oferecido pelo SEBRAE; a equipe da Fundação Leão XIII e do DETRAN com a emissão de primeira e segunda via de identidade.

Morador do bairro há 16 anos, Rogério Mendes aproveitou a oportunidade para fazer a emissão da segunda via da identidade – documento que, segundo ele, estava em péssimas condições. “Estava muito velho, mal dava para ver a foto e corria o risco de não aceitarem. Aproveitem a ação social para tirar a segunda via. Pertinho de caso, não tem desculpa. Essa ação é muito bacana”, elogiou o motorista.

Quem também aproveitou a oportunidade para fazer a emissão do documento da filha de 8 anos, Paola Marques, foi a caseira Maria da Piedade de Abreu Marques. Ela é de Minas Gerais e mora no Valparaíso e, com frequência, viaja para sua cidade com a menina e precisa carregar a certidão de nascimento. “Esse é um inconveniente, mas que a partir de agora não vou precisar mais. Vou apresentar a identidade e pronto. Achei muito bom ter a ação social aqui, pertinho de casa. Vim e rapidinho resolvi isso”, disse.

A ação social também foi marcada por um aulão de zumba e roda de capoeira. Houve ainda a divulgação de serviços de mediação e justiça restaurativa, do NAPE-IJ e da Secretaria de Assistência Social.

“Trazer essa ação para a comunidade é aproximar ainda mais os moradores da comunidade dos equipamentos que já dispomos. Estamos aqui hoje não só ofertando os serviços, mas tomando ciência das demandas que eles têm. É essencial essa aproximação. Vamos continuar expandido os serviços porque sabemos a importância dessa relação com as famílias”, destaca a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.

Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito, Bainho, o superintendente de esportes e lazer, Hingo Hammer, o coordenador de Juventude, Wesley Barreto, o presidente de Câmara dos Vereadores, Paulo Igor e o também vereador Jammil Sabrá.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Crédito da foto: Divulgação / Ascom PMP