O Hospital Alcides Carneiro recebeu, neste sábado (19.05), o 6º mutirão neste ano. Desta vez, a ação foi no Ambulatório da unidade, que ofereceu 420 consultas pré-agendadas para pacientes em seis especialidades. Ao todo, foram feitos 100 atendimentos pré-operatórios de ginecologia, 80 de cirurgia geral e 80 de pré-operatório de cirurgia vascular, além de neurologia, cardiologia e exame de espirometria (40 cada). Houve, ainda, 40 atendimentos para exames complementares.

“Com mais este mutirão, reforçamos o nosso compromisso de cuidar não só da emergência e dos atendimentos de média e alta complexidade, mas também reduzindo a espera por exames e consultas médicas. Destacando um dia para realizarmos este mutirão, podemos atender a dezenas de pessoas que precisam de um atendimento ambulatorial”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

“Achei ótimo! Estou acompanhando as ações da prefeitura na busca por melhorarias na Saúde e só tenho a parabenizar. Fui agendada, cheguei aqui com tranquilidade, fiz um lanche e fui muito bem atendida. Espero que mutirões como este aconteçam outras vezes”, disse a aposentada Meiris Conceição, de 74 anos.

O Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro fez 69,4 mil atendimentos, em 2017, 6% mais que no anterior, que fechou com 65,3 mil consultas realizadas. O espaço conta com consultórios e salas de atendimento para as consultas de atenção básica, como clínica médica, clínica cirúrgica, pré-natal, ginecologia, pediatria e as consultas de atenção secundária. A média mensal da unidade é de mais de 5,7 mil atendimentos.

“Quero agradecer e parabenizar toda esta equipe que trabalhou unida para que este mutirão fosse um sucesso, como foram os demais. Chamamos pacientes que já estavam a espera pelos procedimentos, focando nas áreas de maior procura para assim atendermos as necessidades da nossa população”, explicou o secretário Silmar Fortes

A unidade oferece 30 especialidades médicas – cardiologia, urologia, endocrinologia, entre outras. Para o primeiro atendimento na unidade é preciso ter um encaminhamento fornecido pelo médico no posto de saúde ou unidade básica de saúde. Esse encaminhamento é regulado pela Secretaria Municipal de Saúde para agendamento junto ao hospital.

“A princípio, seriam oferecidos 340 atendimentos hoje, mas, graças ao apoio dos profissionais que atuaram, conseguimos ampliar para 420 o número. Além do mutirão, colocamos à disposição a sala de vacinas, o laboratório e os exames de imagem, para que os pacientes já fizessem hoje mesmo todos os procedimentos necessários. Foi um sucesso”, comemorou o diretor-presidente do HAC, Filipe Furtuna.

Um acordo entre a direção do Hospital Alcides Carneiro, a CPTrans e a empresa TURB proporciona, também, a ida do ônibus que atende o hospital até a porta do Ambulatório.