Edgar Pujol

30ª Bauernfest terá intensa programação

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

 Petrópolis está prestes a se transformar em um verdadeiro burgo alemão e a cidade vai contar com uma intensa programação durante a 30ª Bauernfest, que acontece este ano entre os dias 14 e 30 de junho (com exceção do dia 20, feriado de Corpus Christi). Entre as atrações estão 13 grupos de dança folclórica – locais e convidados, os tradicionais bailões com a Banda Germânica, desfiles, oficinas e atividades para crianças, concursos de chope a metro e chapéu mais enfeitado, jogos germânicos, teatro, entre outras. As apresentações acontecem nos palcos que serão montados no Palácio de Cristal – núcleo da festa – e na Praça da Liberdade. O evento ainda vai contar com programação cultural na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), com o Biergarten.

Na abertura do evento, que acontece no Palácio de Cristal, o público já vai poder contar com a apresentação da Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (AGFAP), às 20h, no Palco Koblenz, e, em seguida, com o grupo convidado de Blumenau-SC, Grupo Folclórico Teutônia, além dos grupos da cidade Blumenberg Volkstanz e Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis. Às 20h também acontece, dentro do atrativo, o bailão com a Banda Germânica. Já a Praça da Liberdade recebe a Banda Uhul no Palco Koeler. A entrada é gratuita.

 “A Bauernfest é um importante evento para o turismo da cidade, que movimenta toda a economia da cidade. É uma das maiores festas da região. Mas, além disso, ela é fundamental para mantermos viva a cultura dos nossos colonos. Para preservarmos as heranças que eles nos deixaram na gastronomia, nas danças, na alegria”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.

Durante os 16 dias de festa, o público vai poder contar com uma programação cultural intensa. O Palácio de Cristal vai receber atrações exclusivamente focadas na cultura germânica. Já a Praça da Liberdade recebe também outros estilos musicais, com artistas petropolitanos, como Tati Cirelli, Letícia Laranja Trio, Anna Hannickel, entre outros. Nos fins de semana, a programação acontece durante todo o dia, já durante a semana será entre tarde e noite.

No primeiro e no último domingo da festa acontecem os desfiles folclóricos com as famílias de descendentes, pela manhã. E no primeiro e no último sábado são realizados os Desfiles das Lanternas durante à noite. O concurso de chope a metro acontece todos os dias, exceto na abertura da festa. O evento também promove os Jogos Germânicos, na Praça da Liberdade, para adultos e crianças.

            “Montamos uma programação intensa para valorizar a cultura germânica na nossa cidade, com a maior parte da programação feita por artistas petropolitanos. São diversas atividades ao longo desses 16 dias”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Marcelo Florencio. “Estamos trabalhando para transformar desta uma das melhores festas dos últimos anos. Expandimos o evento, sem perder a qualidade das atrações”, completa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

A festa abre no dia 14 às 18h. Nas sextas, sábados e domingos ela funciona a partir de 10h e durante a semana a partir de 11h30.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.