O Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro (HAC) recebeu 250 pacientes neste sábado (24.11), durante o 6º mutirão de consultas do ano. Maior parte dos atendimentos foi voltada para a saúde do homem. Com o foco na campanha do Novembro Azul, foram realizadas 130 consultas de urologia, além de exames de sangue, para verificar as taxas do PSA, e ultrassonografia de próstata. A ação contemplou ainda consultas de oftalmologia, ginecologia e cirurgias gerais.

“Estamos no sexto mutirão e esse ano conseguimos desobstruir as filas de espera de diversas especialidades médicas. O Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro passa a ser referência para a os cuidados da saúde do homem. Implantamos aqui o Programa da Saúde do Homem e um dos ganhos mais recentes é a retomada da realização das cirurgias de vasectomia, que há oito anos não eram feitas no município”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Os atendimentos começaram às 7h30 com a triagem dos pacientes pré-agendados. Antes das consultas, pacientes foram encaminhados para a realização dos exames de sangue. O foco do mutirão foi contemplar todos os procedimentos complementares às consultas. Os laudos dos exames ficam prontos em uma semana, e os pacientes já saíram da unidade com a previsão de retorno para apresentar os resultados. Durante a avaliação médica, os casos identificados como de maior gravidade, foram direcionados para o exame de ultrassonografia.

“As atividades realizadas hoje fortalecem a assistência à saúde do homem. Aproveitamos para adiantar consultas, principalmente as de urologia para homens pré-agendados, além de oferecer orientações para que eles passem a cuidar mais da saúde. Ressaltamos aqui a questão do câncer de próstata, que é objetivo do Novembro Azul, queremos trazer o homem para dentro da unidade de saúde, onde ele possa se cuidar de um forma geral”, ressalta a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

O chefe da urologia no ambulatório, Dr. Pedro Gabrich destaca a estrutura com que a unidade passa a contar, com foco na saúde do homem. “O ambulatório passa a ter atendimento específico, será referência do Programa da Saúde do Homem. É a primeira vez que fazemos um mutirão destinado à urologia com toda essa estrutura”, frisa o chefe da urologia, acrescentando o trabalho de planejamento familiar feito com foco no homem: “voltamos a fazer aqui os procedimentos de vasectomia que é um procedimento muito importante”.

O autônomo, Magno Miloski, 50, era um dos pacientes que aguardava na fila e conseguiu antecipar a consulta no mutirão. “Faço o acompanhamento periódico. Temos que ter cuidado com a nossa saúde, pois a doença muitas vezes chega já em estágio avançado. Essa ação é muito válida para agilizar as consultas”, destaca. O jornalista, Luiz Carlos Pinheiro, 59, destaca a importância da realização de mobilizações como essa para os cuidados com a saúde. “A vida é uma só e temos que cuidar muito bem dela. Faço o acompanhamento periódico e acho que todos devem fazer o mesmo”, destaca.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis