O segundo dia do 18º Festival de Inverno de Petrópolis, promovido pelo Instituto Dell’Arte, sábado, dia 7 de julho, está com atrações imperdíveis para toda a família.

A programação começa pela manhã, às 9h, com uma Oficina de Pintura para a criançada, no Palácio de Cristal. À tarde, o alemão Duo Lontano, com os pianistas Babette Hierholzer e Jürgen Appell, chega com um programa de piano a quatro mãos que vai encantar o público no Museu Imperial, às 16h, proporcionando através da música uma viagem da Alemanha para a América Latina. No programa da tarde, obras de Wagner, Gottschalk, Piazzola, Leucuona e Gardel. A cultura brasileira vai ser homenageada com a apresentação do musical Amor Sertanejo, em uma mistura de teatro, dança e comida, dirigido por Marcus Brandão, no Theatro D. Pedro, às 18h. O espetáculo é uma promoção da Fundação CESGRANRIO. Todas as atrações têm entrada franca. Para a Campanha da Solidariedade, solicita-se ao público participante a doação de um alimento não perecível.

Com um extenso repertório de música a quatro mãos, o Duo Lontano foi criado em 2004, pelos pianistas Babette Hierholzer e Jürgen Appell. São 14 anos de bem sucedidas apresentações que se estenderam à Itália, Alemanha, Venezuela, México, Rússia, Polônia e Estados Unidos. Suas atuações alcançaram em 2010 a realização de um programa romântico para dois pianos no Kaatsbaan International Dance Center e no Catskill Music Festival, nos EUA.  No mesmo ano, participaram do Concerto de Mozart para 2 pianos e Orquestra em Mi bemol Maior KV 365 com a renomada Orquestra Juvenil Simon Bolíval, em Caracas, Venezuela, sob a regência de Gustavo Dudamel. Em 2016, estiveram em Havana, Cuba, onde apresentaram uma série de recitais a 4 mãos, entre eles, “Carnaval dos Animais”, de Saint-Saëns para 2 pianos e um com a Orquestra Sinfônica Nacional de Cuba, sob direção de Enrique Pérez Mesa.

No ano passado, os pianistas estiveram se apresentando em Würzburg, Alemanha; Las Palmas da Grande Canária, Espanha; e Palermo, Itália. O primeiro CD do Duo Lontano reunindo peças originais de Félix Mendelssohn, gravadas na Gewandhaus em Leipzig, Alemanha, foi lançado no ano passado assinado pela GENIUM.

Homenageando a nossa cultura, o musical “Amor Sertanejo”, com direção geral de Marcus Brandão, manifesta através de suas canções a realidade das dificuldades e alegrias experimentadas pelos moradores do sertão do Brasil. Festas de rodeio, forró, baião, folclore, duplas sertanejas e até mesmo o sertanejo universitário vão tomar conta do palco. O repertório é dividido em 9 blocos temáticos, ao som de muita música sertaneja e grandes clássicos que marcaram uma época. Entre as canções tradicionais Ave Maria dos Andores, Romaria, Evidências, Rei do Gado, Festa do Interior e Morena Tropicana. O elenco é formado por: Marcus Brandão, atores: Giulia Grandis e João Saraiva, vocalistas: André Lemos, Tatty Caldeira, Tamara Trindade, Alan Hauer e Rodrigo Drade, bailarinos: Gerson Barros, Aline Barros e Anna Callado, e músicos: Cyrano Sales, Vaguinho Gonçalves, Marcelo Teteu, Richard Sabia e Andrey Cruz.

A Oficina de Pintura, que acontece das 9h às 12h, no Palácio de Cristal vai envolver toda a família. Crianças e adultos podem dividir este momento pedagógico educacional. A atração tem a proposta de despertar nas crianças a prática de artes visuais, além de estimular a criatividade e a habilidade.

18º Festival de Inverno de Petrópolis é promoção do Instituto Dell’Arte em parceria com a Fundação CESGRANRIO e SESI. Apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, Secretaria de Turismo, Secretaria de Educação e Instituto Municipal de Cultura e Esporte, patrocínio de Águas do Imperador e correalização Stretto, Ministério da Cultura/Governo Federal. 

 

18 º Festival de Inverno de Petrópolis/Dell’Arte 

6 a 15 de julho de 2018

 

SERVIÇO

7 de julho, sábado, 9h às 12h

Oficina de Pintura

Local: Palácio de Cristal

Rua Alfredo Pachá, s/n – Centro

Tel: (24) 2247-3721

Capacidade: 250 lugares sentados

Entrada franca

Acesso para deficientes

 

7 de julho, sábado, 16h

Duo Lontano

Pianistas Babette Hierholzer e Jürgen Appell

Uma viagem da Alemanha para América Latina

Músicas de Wagner, Gottschalk, Lecuona, Gardel e Piazzolla

Local: Museu Imperial – Cineteatro

Rua da Imperatriz, 220 – Centro

Tel: (24) 2233-0300

Capacidade: 150 lugares

Entrada franca                          

Acesso para deficientes

 

7  de julho, sábado, 18h

Espetáculo musical “Amor Sertanejo”

Direção: Marcus Brandão

Elenco: atores: Giulia Grandis e João Saraiva, vocalistas: André Lemos, Tatty Caldeira, Tamara Trindade, Alan Hauer e Rodrigo Drade, bailarinos: Gerson Barros, Aline Barros e Anna Callado, e músicos: Cyrano Sales, Vaguinho Gonçalves, Marcelo Teteu, Richard Sabia e Andrey Cruz

Realização: Fundação Cesgranrio

Local: Theatro D. Pedro

Praça dos Expedicionários, s/n – Centro

            Tel: (24) 2235-3833

Capacidade: 510 lugares

Entrada franca

Acesso para deficientes

 

Entrada franca – Pede-se a doação de 1 alimento não perecível em prol da Campanha da Solidariedade

Crédito da foto: Renato Mangolin