Começa na próxima quinta-feira (28.06) em Petrópolis a 17ª edição dos Jogos do Interior do Grupo Abadá Capoeira, homologado pela Federação Abadá Capoeira do Estado do Rio de Janeiro (FACERJ). Capoeiristas de 30 cidades do Estado participam do evento, disputado em seis categorias: infantil, juvenil, corda laranja até laranja e azul; corda azul até azul e verde; corda verde até a verde e roxa e da corda roxa até a marrom. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 500 pessoas nas atividades, que acontecem na cidade até 1º de julho.

Nos dias 28 e 29 de junho será promovido um curso técnico de aperfeiçoamento na capoeira com aulas para iniciantes e avançados, ministradas pelo Mestre Camisa, fundador Grupo Abadá Capoeira. A atividade será realizada no Centro Esportivo da Escola Municipal Fábrica do Saber, de 18 às 22h.

Os jogos começam efetivamente no sábado, dia 30 de junho, no Hotel Quitandinha, de 14 até 22h, e seguem no dia 1º de julho, no mesmo local, de 9 às 15h. Ainda no dia 30, pela manhã, acontece uma aula de capoeira com o Mestre Camisa. O evento conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer.

“Desde o início da nossa gestão, buscamos promover ou apoiar eventos das mais diversas modalidades esportivas. Os jogos têm como intuito cada vez mais valorizar e divulgar a capoeira com suas características culturais. Será uma grande oportunidade para quem quiser conhecer mais sobre a modalidade, com a presença de instrutores conhecidos em todo o país”, explica Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer.

O evento conta com a organização dos instrutores Coiote, Camundongo, Boa Voz e Dé; e dos graduados, Kako, Graduado Mandela e Graduado Escovinha, com supervisão do Mestre Camisa. A pontuação dos jogos avalia o capoeirista como um todo, levando em consideração sua forma de jogar.

“São vários fatores levados em consideração, como ritmo, habilidade, criatividade, objetividade, caracterização, continuidade e o conhecimento da identidade cultural da arte capoeira. É importante para a cidade receber um evento como esse, com grandes Mestres da capoeira”, disse Ricardo Amaral, o Instrutor Kako.

Além da capoeira, Petrópolis recebe esse ano etapas estaduais de esgrima, ciclismo, enduro de regularidade de moto e rally, somando mais de 90 eventos até o final do ano. O calendário esportivo do município até o final do mês de junho está disponível no site da prefeitura.