No dia 16 de outubro comemoramos o Dia Mundial da Alimentação. A data, que marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO – Food and Agriculture Organization), foi criada para alertar as pessoas sobre a importância alimentação saudável, acessível e de qualidade.

Segundo a mais recente edição da Pesquisa Orçamentária Familiar, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o consumo de alimentos processados e ultra processados aumentou 12% em dez anos. Já o consumo de alimentos in natura caiu 5%, no mesmo período. O Ministério da Saúde aponta, ainda, que a obesidade já cresceu 60% nos últimos 10 anos no Brasil, e o motivo principal é a maneira como o brasileiro se alimenta. Um estudo do Ibope Conecta revela que mais de 80% da população não tem uma alimentação regrada, optando por comidas industrializadas, que são mais práticas e menos saudáveis.

Se tiver interesse em fazer uma entrevista sobre o tema, temos especialistas em nutrição e também médicos endocrinologistas disponíveis da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.