15ª Conferência Municipal de Trânsito e Transporte discute mobilidade urbana

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O auditório da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) ficou lotado na abertura da 15ª Conferência Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), realizada na sexta-feira (17.05). O presidente da CPTrans, Jairo Cunha, iniciou o evento que tem como tema Mobilidade Urbana. Durante a conferência, serão votados os 11 novos conselheiros e 11 suplentes representantes da sociedade civil, do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (Comutran). O município também irá apresentar o Plano de Mobilidade Urbana – PlanMob para todos os participantes.

Durante a reunião, foi lido todo o regimento interno, pelo diretor técnico Operacional da CPTrans, Luciano Moreira.  O documento já foi aprovado pelos membros do Comuntran. . O regimento foi publicado no Diário Oficial do dia 10 de abril de 2019 e está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

“Nosso principal objetivo era recuperar a CPTrans financeiramente, economicamente e moralmente. No inicio da gestão a dívida era de R$ 35 milhões. Foi um grande desafio, em dois anos e meio reduzimos este valor para R$ 7 milhões. Estamos superando a crise e hoje com muito orgulho estamos apresentando um plano de mobilidade urbana para nossa cidade”, disse o presidente da CPTrans, Jairo Cunha.

Segundo o secretário Chefe de Gabinete, Renan Campos, a apresentação do Plano de Mobilidade é um avanço para toda a população de Petrópolis. “O trabalho realizado pelas conferências é muito importante para o desenvolvimento do município. Aqui é o ambiente onde debatemos políticas públicas e conversamos diretamente com a sociedade civil, sempre com um resultado positivo para a cidade”, frisou.

Neste  sábado (18.05), a Conferência teve inicio com a palestra do diretor do Banco de Sangue no Hospital Santa Teresa, Vinicius Neves, em seguida a Arquiteta e mestre em Engenharia pela PUC, Flávia Carvalho, falará sobre Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). A reunião conta também com a apresentação do Plano de Mobilidade Urbana. A partir das 11h, será aberta a votação para os novos conselheiros do Comutran. A votação é encerrada às 13h.

“Na CPTrans nós trabalhamos pelo o que a cidade precisa, não pelo o que queremos. Nossa apresentação do PlanMob será de forma mais leve e estaremos a disposição para tirar dúvidas. Espero que tenha bons resultados para cidade. Estamos empenhados e trabalhando muito para que esse plano se torne real”, finalizou o diretor técnico Operacional da CPTrans, Luciano Moreira.

A equipe da CPTrans, para elaborar o Plano de Mobilidade, levou em conta os princípios estabelecidos pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, que envolvem a necessidade de oferecer acessibilidade universal, ou seja, qualquer cidadão poderá usufruir dos meios de transporte, o desenvolvimento sustentável, a eficiência e efetividade na prestação de serviços de transporte público, a gestão democrática e o controle social da política, a segurança no deslocamento das pessoas e a equidade no uso das vias.

Estiveram presentes na abertura da conferência a secretária de Educação, Márcia Palma; o coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, Dalmir Caetano; o diretor-presidente do IMCE, Marcelo Florencio; a coordenadora do Gabinete da Cidadania, Anna Maria Rattes; coordenadora da Casa dos Conselhos, Penha de Veras; e o vereador Maurinho Branco.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.