O sentimento de gratidão expressado no olhar da Souvenir Barros Alves de Medeiros, gerente administrativa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) ao receber os 150 cobertores e agasalhos entregues nesta sexta-feira (13.07) pela equipe do Procon Petrópolis é sem dúvida a maior recompensa de cada integrante do órgão de defesa do consumidor dentro da vertente social proposta pelo Procon Solidário. O Aqueça um Coração vem exatamente para isso, tornar os dias frios de inverno do município um pouco mais suportável não só pela entrega dos itens em si, mas pelo sentimento expresso por trás que cada ato.

Souvenir é retrato dessa iniciativa. É ela a responsável por entregar a cada uma das 135 famílias que o APAE atende atualmente um dos cobertores ou agasalhos entregues pela equipe do órgão. A diretora da instituição explica que o local atende pessoas com deficiências múltiplas com idades entre 7 meses e 57 anos de vida. Famílias que, no ano passado ao receber uma coberta ou casaco que foi entregue na primeira edição do Aqueça um Coração retribuíram com sorrisos e lágrimas de emoção.

“Esse trabalho é incrível. Temos pessoas aqui muito necessitadas e toda doação que chega até aqui é muito bem-vinda. Aqui, temos um atendimento multidisciplinar, que perpassa aos atendidos e chega a todos os familiares. Por isso contamos com o apoio de todos os que podem nos ajudar para fazer com que este trabalho dê certo”, conta Souvenir.

E o trabalho desenvolvido pelo Procon continua: são sete postos de recolhimento em pontos distintos da cidade. As dações podem ser feitas no Supermarket (Centro), Extra (Quitandinha) e Bramil (Itamarati, Itaipava e Posse), além das duas unidades do órgão, no Centro e Itaipava. São aceitos cobertores e agasalhos novos e em bom estado – entregues já limpos.

“Esse trabalhando desenvolvido pelo Procon traz à tona o potencial humano da nossa equipe e, mais do que isso, de todas as pessoas que nos procuram. Essa doação hoje só foi possível graças as pessoas que buscam o órgão todos os dias, que sabem que buscamos ajudar as pessoas, são nossas parceiras no apoio às pessoas que precisam. É muito gratificante está aqui hoje em nome da cada um hoje compartilhando esse momento”, conta o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.

Na primeira ação do Aquela um Coração, foram arrecadados 458 itens entre cobertores, mantas, edredons e até agasalhos novos e em bom estado de conservação. Todo o material foi entregue semanalmente, contemplando o Núcleo de Integração Social (NIS), Grupo Amigos dos Autistas de Petrópolis (Gaape), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a ONG Matheus 25:35.