De sexta (22.06) até a manhã desta segunda-feira (25.06), 120 toneladas de lixo foram removidas dos locais que recebem atrações da Bauernfest. Além disso, mais de 600 kg de materiais recicláveis, como papelão e vidro, foram coletados no Palácio de Cristal. A retirada do lixo gerado durante a festa é feita em pelo menos dois horários – de manhã e à noite –, podendo acontecer em outros momentos ao longo do dia para não gerar acúmulo.

“Só no Palácio de Cristal, foram colocadas 12 coletoras grandes, 100 barris e ainda tem 60 lixeiras de postes novas que foram instaladas tanto nos jardins como nas ruas do entorno. Tudo foi feito para que o público possa encontrar lixeiras em vários locais e possa ajudar a manter a limpeza durante toda a Bauernfest”, diz o presidente da Comdep, Wagner Silva.

Também foi feita coleta de 576 kg de papelão e 57 kg de vidro. Nos jardins do Palácio, há 15 barris destinados para o descarte do material que pode ser reaproveitado, o que inclui ainda papel, alumínio, entre outros outros. O óleo usado na fritura de alimentos também será coletado de acordo com a demanda de cada barraca.

A Comdep mobiliza 50 funcionários para o trabalho de varrição nos locais da festa (Palácio de Cristal, Praça da Liberdade e Praça da Águia) e em ruas como Alfredo Pachá, Montecaseros, Roberto Silveira, Koeler, 13 de Maio, Av. Barão do Rio Branco, entre outras. As equipes de varrição são divididas pela manhã e à noite. O Palácio de Cristal e o banheiro que fica nos jardins também recebem lavagem com uso de um caminhão-pipa com oito mil litros de água imprópria para consumo.