Começa no próximo dia 24 de janeiro a programação deste mês dos eventos sociais do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc). O primeiro núcleo a realizar a atividade será no bairro Quitandinha, na Escola Municipal Marcello Alencar. No dia 25, o trabalho será realizado no Carangola e o último do ano será no dia 31 na Posse. A expectativa da prefeitura é que todos os 1.200 alunos participem das atividades. O tema de janeiro será Festival de Verão, com diversas atividades voltadas à estação, como o futebol de sabão, vôlei com bexiga cheia de água e “esquibunda”.

Em cada local o programa atende 400 pessoas, entre jovens e adultos, que realizam diversos tipos de atividades físicas e de recreação, como futsal, futebol, basquete, aulas de ginástica, alongamento e artesanato. “Preparamos uma série de atividades específicas para o verão. Um fator importante na motivação dos alunos dentro do programa é a diversidade de modalidades oferecidas. São atividades coletivas e individuais, que movimentam todo o corpo”, explica Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer.

O projeto é tão importante para a cidade que a prefeitura já fez o pedido ao Ministério do Esporte para o município receber mais núcleos. Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer, lembra que Petrópolis vem cumprindo com todas as exigências do governo federal.

“Acredito que possamos receber mais núcleos no futuro, ampliando o projeto para outros bairros da cidade. O Ministério do Esporte entendeu as necessidades de Petrópolis e se tornou um grande parceiro nosso. São mais espaços e mais projetos sempre fomentando a prática de atividade física a toda população, começando com as crianças e adolescentes”, garante o superintendente.

Em 2017, a prefeitura realizou 36 eventos de núcleo, 12 sociais e dois de programa. A programação é obrigatória e segue as diretrizes do governo federal, mas não vinha sendo cumprida pelo governo passado. A cidade também recebeu, no ano passado, R$ 7 milhões do Governo Federal para a reforma de quadras esportivas, além do prefeito Bernardo Rossi ter quitado uma dívida de cerca de R$ 60 mil, garantindo a retomada do Centro de Iniciação Esportiva (CIE) no Caxambu, que já tem 80% da obra concluída.

“Temos quase 50 quadras espalhadas pelo município e nove serão reformadas. Outras duas tiveram obras retomadas por determinação do prefeito Bernardo Rossi e a construção do Centro de Iniciação Esportiva (CIE) no Caxambu está chegando perto do fim. O esporte de Petrópolis vive um novo momento, com investimentos importantes em toda a cidade”, completa Hingo.