O Núcleo de História e Memória Institucional da Universidade Católica de Petrópolis organizou uma exposição fotográfica sobre a história do 32º Batalhão de Infantaria Leve que será apresentada para o alto comando do Exército Brasileiro na região. Sob coordenação do professor da UCP, Bruno Tamancoldi, a mostra foi elaborada a convite do comandante do 32º, Tenente-Coronel de Infantaria, Ronald Alexandre Mandim de Oliveira para a reunião do Comando Militar do Leste que acontece na próxima segunda-feira (11.12) no batalhão.

Os mais de 160 anos de história do 32º Batalhão, também chamado de “Dom Pedro II”, serão relembrados por meio do acervo de fotos que resgatam imagens da sua construção, além de fotos históricas com figuras ilustres como Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, entre outras autoridades em visita ao batalhão.

A exposição foi organizada em três dias pelos alunos do curso de História assessorados pelo professor da UCP.

“O 32º Batalhão de Infantaria Leve tem uma relevância histórica profunda entranhada também na história do Brasil e de Petrópolis. Estar como Universidade, como Núcleo de História e Memória Institucional contribuindo um pouco com a nossa expertise em arquivos históricos e fotográficos, envolvendo os alunos nesses processos é de suma importância. Para que possamos dar visibilidade à UCP, ao curso de História e também aproximar a comunidade ao 32º Batalhão. Para nós é motivo de orgulho esse convite”, disse o professor Bruno Tamancoldi.​