Vírus da Covid-19 pode ter saído de laboratório e não dos morcegos, diz pesquisa de Harvard

No entanto, a cientista responsável pela pesquisa, Alina Chan, garantiu que ainda é necessário realizar mais exames sobre como a pandemia começou para confirmar sua sugestão.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard e pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) revelou que o Sars-Cov-2, vírus da Covid-19, pode ter vazado de um laboratório em Wuhan, na China. No entanto, a cientista responsável pela pesquisa, Alina Chan, garantiu que ainda é necessário realizar mais exames sobre como a pandemia começou para confirmar sua sugestão.

Embora a origem do novo Coronavírus ainda esteja sendo pesquisada pela OMS, o chefe da entidade, Tedros Adhanom, já havia declarado em março que não estava convencido 100% sobre essa investigação na qual apontou a pesquisadora. Além disso, alegou que a opção de um vírus ter escapado acidentalmente de algum centro de pesquisa da China é “extremamente improvável”, segundo suas palavras.


Entretanto, Alina também disse ainda ter dúvidas sobre o que realmente aconteceu, e não descartou a hipótese de que pode, sim, ter havido algum vazamento. “Em Wuhan, havia versões iniciais do vírus que não pareciam passar pelo mercado. Portanto, eles pareciam preceder ou estar em paralelo com o mercado”, disse Chan.


Conhecida há muito tempo por acreditar na teoria de que o Sars-Cov-2 pode ter escapado de um laboratório, Aline Chan também continua crendo que pode estar errada. Mas, sua ideia mais plausível é de que o vírus tenha surgido de um mercado de animais selvagens.


“Quero deixar bem claro que ainda acho que o comércio de vida selvagem é um cenário plausível. Mas, acho essencial que tenhamos uma investigação real, confiável e livre de influência política, para saber se esse vírus veio de um laboratório ou do comércio de animais selvagens”, declarou a pesquisadora.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.