Vacinação contra sarampo começa na segunda, 7

TERESÓPOLIS: Pais e responsáveis devem estar atentos: começa na próxima segunda-feira, 7, a Campanha Nacional de Intensificação para Vacinação contra o Sarampo. A imunização será voltada para crianças entre 6 meses e 5 anos que ainda não tenham tomado a vacina, e acontece em todas as unidades de saúde municipais. A meta é que mais de 11 mil crianças sejam vacinadas. Em novembro, será a vez dos adultos participarem da campanha.

A ação vai até 25/10 e o ‘Dia D’ de mobilização da campanha acontece em 19 de outubro, com mutirão de imunização em PSF´s (Postos de Saúde da Família) e unidades básicas. É imprescindível levar a caderneta de vacinação da criança, para que os agentes de saúde possam verificar e, se for o caso, atualizar com as doses que ficaram faltando.

A coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Daurema Docasar, reforçou a importância da vacinação para manter toda a população segura: “A única forma de prevenção do sarampo é através da vacinação. Então se as cadernetas não estiverem atualizadas, nós abrimos portas para que a doença ressurja. O sarampo era uma doença que o Brasil tinha o certificado de eliminação, e infelizmente retornou. E retorna porque nós não temos bloqueio, porque não tem vacinação. Porque se nós estamos vacinados e você tem o contato com uma pessoa contaminada, você não vai ter a doença”.

Daurema também destacou o programa ‘Saúde na Hora’, que estende o horário de atendimento dos postos de saúde até às 19h e sábados, das 8h às 17h, e já está em funcionamento no Meudon: “A comunidade ganha muito tendo um horário maior para a saúde, porque a família que trabalha tem tempo de buscar a criança na escola e levar para o posto para tomar a vacina. A sociedade faz parte desses baixos índices de vacinação, e nós esperamos que essas iniciativas ajudem a população para reverter o quadro”.

De acordo com a Secretaria de Saúde, no momento, não há casos confirmados e nem suspeitos de sarampo em Teresópolis, mas já houveram 34 casos confirmados e 377 suspeitos no estado do Rio de Janeiro. Segundo dados do Ministério da Saúde, 69% da população do município tomou a primeira dose da vacina, e 55% tomaram a segunda dose. A recomendação é que pelo menos 90% dos habitantes estejam imunizados.

Postos de vacinação:

PSF Albuquerque

PSF Granja Guarani

PSF Beira Linha

PSF Araras

PSF Rosário

PSF Perpétuo

PSF Barra

PSF Pimenteiras

PSF Meudon

PSF Fonte Santa

PSF Quinta Lebrão

PSF Vargem Grande

PSF Venda Nova

PSF Granja Florestal

CES Várzea

Centro Materno Infantil

UBS Bonsucesso

UBS Vieira

UBS Água Quente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também

Leave a Comment