UCP firma convênio com Inmetro para desenvolvimento de pesquisas na Engenharia Civil

Parceria terá duração de cinco anos e vai pesquisar novas tecnologias para o setor

A Universidade Católica de Petrópolis (UCP), com sua expertise na Engenharia Civil, e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro, acabam de firmar um convênio para desenvolver pesquisas na área. Durante cinco anos, a Instituição e o Instituto vão compartilhar seus laboratórios em pesquisas no desenvolvimento de novas tecnologias para o setor da Engenharia Civil.

O trabalho já desenvolvido no Laboratório da Universidade, no uso de ultrassom para medir características do concreto, despertou o interesse na parceria, que já vinha acontecendo há cerca de dois anos por meio de palestras realizadas tanto pelos profissionais do Inmetro na UCP e também de docentes da Universidade para o Instituto, assim como através dos estágios para os estudantes da Instituição.

Essa parceria foi oficializada por meio do convênio, que inclui, ainda, o Laboratório de Engenharia Civil da UCP (Laboratório de Estruturas, Solos e Materiais) à rede de Laboratórios Associados ao Inmetro para Inovação e Competitividade (LAIIC). Ao longo do período do convênio, pretende-se também ter gerado diversas publicações, teses e até patentes da descoberta de novas tecnologias.

“A ideia é trabalhar em conjunto os dois laboratórios, o nosso e o deles. A relevância dessa parceria para nós da UCP, antes de tudo, é pela troca de conhecimento, de experiência entre os laboratórios, que sempre é uma coisa fundamental. Segundo, pelo acesso a diversos equipamentos que nós não temos. E para eles também, pois temos aqui coisas que eles não têm para a linha de pesquisa que vamos desenvolver. Tanto nós precisamos do laboratório deles, como eles do nosso para que possamos cumprir as metas que estão previstas no plano de trabalho conjunto”, comenta o Prof. Dr. da UCP, Robson Luiz Gaiofatto, que está a frente do trabalho.

Os interessados em fazer Engenharia Civil na UCP, o curso é uma das 22 graduações ofertadas no vestibular on-line que acontece nos próximos dias 5 e 26 de julho. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site vestibular.ucp.br, onde o candidato encontra mais informações sobre o processo seletivo e os cursos da Universidade.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também