Casa onde morou o médico e missionário escocês Robert Kalley, na Rua Benjamin Constant, onde atualmente funciona um colégio. Foto: Google Street View

Tradição há 165 anos: Primeira Escola Bíblica Dominical do Brasil foi realizada em Petrópolis

Monumento no Centro Histórico relembra a data histórica na cidade

Popularmente frequentada por muitas pessoas adeptas ao protestantismo pelo mundo, a tradicional Escola Bíblica Dominical (EBD), que são estudos bíblicos realizados para os fiéis das mais variadas igrejas evangélicas, tem uma importante marca registrada em Petrópolis. Isso, porque, a primeira EBD realizada no Brasil, aconteceu no dia 19 de agosto de 1855, na Cidade Imperial.

Há 165 anos, a primeira aula aconteceu na casa do médico e missionário escocês Robert Kalley, que residia na Rua Benjamin Constant, onde atualmente funciona um colégio, no Centro. Nas proximidades, um monumento instalado na calçada da rua e no terreno em que está instalado o imóvel, relembram a data histórica na cidade.

Casa onde morou o médico e missionário escocês Robert Kalley, na Rua Benjamin Constant, onde atualmente funciona um colégio. Na imagem aparece uma construção em cimento onde havia uma placa relembrando a data. Foto: Google Street View
Em frente a casa há uma construção em cimento que sustentava uma placa em homenagem ao evento. Foto: Elias Zauza / Giro Serra

No primeiro dia de aula, haviam cinco crianças presentes, e a esposa de Robert, Sarah Kalley. Na ocasião, o casal contou para os pequenos a história de Jonas, registrada na Bíblia Sagrada.

Desde então, até hoje, a Escola Bíblica Dominical é uma das instituições mais úteis, benéficas e duradouras da história do protestantismo. Ela está inserida no contexto da educação cristã ou religiosa, que é uma das preocupações da Igreja desde os tempos apostólicos. Presente não só em todos os estados brasileiros, a EBD se estendeu por todo o mundo.

Vale ressaltar que a Escola Bíblica Dominical nasceu na Inglaterra, em 20 de julho de 1780. Ela foi criada pelo professor e jornalista Robert Raikes.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também