Foto: Terminal Messejana (Prefeitura de Fortaleza)

Terminal da Messejana ganha nova base descentralizada do Samu 192 Fortaleza

A unidade contará com duas ambulâncias de suporte básico e duas motocicletas
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, inaugura nesta terça-feira  (03/10) a partir das 9h, a décima base descentralizada do Samu 192 Fortaleza (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A nova base estará instalada dentro do Terminal da Messejana e contará com duas ambulâncias de suporte básico e duas motocicletas.

O bairro Messejana representa hoje, 4.6% (1.731) de todas as ocorrências da cidade, em que, só este ano, (de janeiro a setembro) já somam mais de 36.919 ocorrências, tendo como principais demandas; acidentes de trânsito, urgências cardiológicas, quedas, dispneia, violência interpessoal, entre outras emergências clínicas.

Até o fim de 2020, a população de Fortaleza contará com 14 bases descentralizadas do Samu, incluindo os terminais do Siqueira e Conjunto Ceará, onde o serviço também será implantado. As bases estão sendo posicionadas em pontos estratégicos, contemplando as seis Regionais de Fortaleza.

Esses equipamentos garantem toda uma infraestrutura com tempo/resposta de qualidade e otimização dos recursos que compõem o Samu 192 Fortaleza, obedecendo aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, conforme Portaria nº 1.010 de 21 de maio de 2012, que ressalta a configuração mínima necessária para abrigo, alimentação, conforto das equipes e estacionamento da(s) ambulância(s).

O novo equipamento conta com cerca de seis profissionais, compondo as especialidades; motorista socorrista, técnico de enfermagem e enfermeiros. A estrutura física é projetada com alojamento masculino e feminino, acolhimento, copa, cozinha, e banheiros. Além de condições adequadas e confortáveis para os profissionais, esses pontos de apoio oferecem uma maior facilidade de comunicação entre a Central de Regulação das Urgências e as equipes, reorganizando as rotas das ambulâncias de acordo com a territorialização.

A frota, que em 2012 era composta por 12 ambulâncias, foi 100% renovada e ampliada na atual gestão, saltando para 19 unidades de Suporte Básico (USB), sendo duas Unidades de Suporte Intermediário, mais 06 Unidades de Suporte Avançado (USA) e dez motolâncias, além das unidades que ficam na reserva técnica e do serviço do bike vida.

Serviço

Inauguração da nova base descentralizada do Samu 192 Fortaleza em Messejana

Data: 03 de novembro (terça-feira)
Horário: 9h
Endereço: Terminal da Messejana – Avenida Jornalista Tomaz Coelho – 245, Bairro Messejana

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.