Sudeste tem pouca chuva e mais calor

A partir desta sexta-feira até o domingo, será a Região do Brasil com menor quantidade de nuvens e menos pancadas de chuva.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O calor vai passar dos 30 graus em várias localidades do Sudeste do país nos próximos dias. A partir desta sexta-feira até o domingo, será a Região do Brasil com menor quantidade de nuvens e menos pancadas de chuva.

Imagine, um céu com pouca nebulosidade, várias horas de sol forte, com pouca chuva e sem aquele ventinho fresco. No norte de Minas Gerais, não há expectativa de chuva. Porém, nuvens até se formam por causa do excesso de calor, mas as pancadas de chuva que irão ocorrer são mais isoladas e até fracas em alguns pontos, sem risco para temporais.

É assim que ficará o tempo na maioria dos estados do Sudeste. O calor vai aumentar! Só para você ter uma ideia, a temperatura pode chegar aos 35 graus na cidade do Rio de Janeiro , no domingo.

Qual o motivo para pouca chuva e o calor?

A presença de uma grande massa de ar seco sobre o Nordeste do Brasil vem dificultando a formação e permanência de grandes áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste. A imagem de satélite abaixo mostra a “bolha seca” que atua em quase todo o Sudeste inibindo o canal de umidade entre o Norte e o Sudeste do Brasil que forçaria a concentração de ar quente e úmido para formar os núcleos de nuvens de chuva forte.

Olha que curioso, repare na imagem, as nuvens se formam e se espalham ao redor da massa de ar seco e fica mais concentrada no oeste de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, em quase todo o Sul e no oeste e sul de São Paulo . é por isso, que nestas áreas citadas acima estamos observando chuvas fortes nos últimos dias que estão sendo destaque de notícias aqui no site .

“Com o predomínio da “bolha” de ar seco sobre o Nordeste, a umidade que chega do Norte do país contorna a massa de ar seco e vai favorecer as chuvas mais volumosas no Sul e em parte de São Paulo”, explica André Madeira, meteorologista.

A figura abaixo mostra o volume de chuva ocorrido até 20 de janeiro. Veja que quase não choveu no centro-norte e no nordeste de Minas Gerais, no Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro.

O que indica a previsão até o final do mês?

A previsão é de que até o fim do mês o volume de chuva permaneça abaixo da média em várias áreas do Sudeste. Não são esperadas chuvas significativas para os próximos 10 dias. Veja o mapa abaixo:

Mapa indica pouca chuva no período entre 21/01 e 25/01

Mapa indica pouca chuva no período entre 2/01 e 30/01

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.

A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.