Reprodução da internet

Serviço Geológico do Brasil inclui Espírito Santo na lista de rios em elevação

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) atualizou os dados do monitoramento das bacias dos rios Muriaé, Doce, Pomba e das Velhas neste domingo (26), nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Na Bacia do Rio Doce, oito municípios de Minas Gerais sofreram inundação: Ponte Nova, Nova Era, Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipatinga, Naque e Governador Valadares.

Em Governador Valadares (MG), o rio Doce deve continuar subindo nas próximas horas. Nesta madrugada, às 5h, o rio atingiu a cota de 7,70m e previa-se atingir a cota de 8,10m às 13h. No município de Açucena (MG), o rio Santo Antônio também está subindo, podendo chegar a cota de 4,80m às 17h. Em Tumiritinga (MG), atingiu 3,77m próximo ao estado de alerta de 4,00m. A elevação dos rios também pode ter impacto no Espírito Santo. Ainda não entrou em alerta, mas o rio Doce está subindo em Linhares e Colatina (ES).

Na Bacia do rio Muriaé, cinco municípios estão em estado de inundação. Carangola (MG), Porciúncula (RJ), Patrocínio do Muriaé (MG), Itaperuna (RJ) e Cardoso Moreira (RJ). A previsão é que o rio Muriaé continue subindo em Itaperuna (RJ), onde pode atingir 5,80m e em Cardoso Moreira (RJ), onde pode chegar a 9, 20m.

Na bacia do rio das Velhas, o município de Jequitibá (MG) está em alerta. Nível com tendência de subir nas próximas horas, podendo atingir a cota de inundação.

Na bacia do rio Pomba, o rio Pomba está subindo em Santo Antônio de Pádua (RJ) e Aperibé (RJ), onde atingiu a cota de inundação nesta manhã, dia 26/01 e pode chegar a 4,15m.

 

Previsão do nível do rio continuar subindo nas próximas horas:

Governador Valadares (MG)

Açucena (MG)

Tumiritinga (MG)

Jequitibá (MG)

Linhares (ES)

Colatina (ES)

Itaperuna (RJ)

Cardoso Moreira (RJ)

Santo Antonio de Pádua (RJ)

Aperibé (RJ)

 

Desde o dia 22/01, conforme monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) nas quatro bacias hidrográficas afetadas pelas chuvas nos últimos dias, 12 municípios sofreram inundações. Na Bacia do rio Doce, os rios transbordaram em Ponte Nova, Nova Era e Coronel Fabriciano. Bacia do rio da Velhas (Raposos, Rio Acima). Bacia do rio Muriaé (Carangola, Porciúncula, Patrocínio do Muriaé, Itaperuna – RJ e Cardoso Moreira-RJ) e Bacia do rio do Pomba (Guarani e Cataguases).

Os Sistemas de Alerta Hidrológico implantados e operados pela CPRM tem o apoio da Agência Nacional de Água (ANA), através de aporte de recurso para operação das estações telemétricas que compõem os Sistemas, as quais fazem parte da Rede Hidro meteorológica Nacional de Referência – RHNR.

Crédito da foto: Reprodução da internet

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também