Segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) acontece nesta sexta-feira (22)

Prova será 100% online e pode ser feita pelo computador ou aplicativo da ONC

Quase 180 mil estudantes participam nesta sexta-feira (22) da segunda etapa da Olimpíada Nacional de Ciências 2020 (ONC). Assim como na primeira etapa, as provas serão feitas 100% online. A olimpíada aborda disciplinas como astronomia, biologia, física, história e química e tem como objetivos aprimorar o aprendizado dos estudantes, revelar talentos e promover uma aproximação maior entre a educação básica e a academia.

Para participar, os estudantes devem acessar a página http://provas.onciencias.org ou baixar o aplicativo da ONC para Android  ou iPhone. O acesso é feito usando o mesmo login e senha da 1ª fase. No dia da prova, os participantes precisam sincronizar o app, resolver as questões em uma folha avulsa, fotografar as respostas com uso do aplicativo e enviar as imagens. O exame tem tempo de resolução de 2 horas.

a é a última etapa da ONC. A primeira teve participação de 2 milhões de estudantes e também foi realizada totalmente online. Segundo o coordenador da olimpíada, Jean Catapreta, a primeira fase da prova “teve excelentes resultados, com vários elogios à forma de resolução dos exames e a oportunidade de participação a todos de forma igualitária; e sem nenhum tipo de ocorrência durante a realização”.

Os alunos concorrem a medalhas e certificados. A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o Instituto Butantan a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual De Campinas (Unicamp) ; ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental.

Confira também o conteúdo da prova em https://onciencias.org/programa

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também