Daniel Moreira / Arquivo Pessoal

Secretaria Municipal de Saúde esclarece dúvidas sobre as ações contra o coronavirus em Petrópolis

Após os decretos do Governador Wilson Witzel e do Prefeito Bernardo Rossi, em Petrópolis, causaram dúvidas e contratempos aos petropolitanos. Uma dessas ações foi a força tarefa para coibir a entrada e a saída de ônibus na cidade, provocando conflitos na Rodoviária do Bingen e no Meio da Serra.

Algumas dúvidas surgiram entre os cidadãos e para tentar esclarecer, o Giro Serra pediu ajuda à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que prontamente respondeu. Confira!

 

Giro Serra: Quem trabalha em municípios vizinhos e reside em Petrópolis, ou vice-versa, como deve proceder? Devem subir a serra de carro?

SMS: Para quem trabalha na região que compreende o cinturão sanitário estabelecido pelo decreto 1.095 de 18 de março de 2020, o tráfego para deslocamento só pode ser feito por intermédio de carro de passeio pelos próximos 15 dias.

 

Giro Serra: As pessoas que saíram do município para trabalhar e não estão conseguindo voltar para casa, por causa do impedimento de entrada de ônibus intermunicipal e interestadual na cidade. O que estas pessoas, que não possuem carro ou dinheiro para pagar pelo transporte particular (taxi ou Uber) devem fazer? Há algum plano da Prefeitura para “resgatar” estas pessoas? Como elas conseguirão voltar para casa?

SMS: Para quem trabalha na região que compreende o cinturão sanitário estabelecido pelo decreto 1.095 de 18 de março de 2020, o tráfego para deslocamento só pode ser feito por intermédio de carro de passeio pelos próximos 15 dias.

 

Giro Serra: Profissionais da saúde, que trabalham no município, mas não moram na Cidade Imperial, tem prioridade para entrar na cidade? Tem algum planejamento para o transporte destes profissionais?

SMS: Os profissionais da área da saúde terão o deslocamento garantido pela prefeitura.

 

Giro Serra: As pessoas que fazem tratamento nos hospitais, terão suas consultas e exames alterados? Eles vão precisar remarcar?

SMS: Sim, serão alterados. O próprio serviço entrará em contato para reagendar uma outra data.

 

Giro Serra: Quem está apresentando sintomas do coronavirus, o que devem fazer antes de se dirigirem a uma unidade de saúde? Se os sintomas forem realmente fortes, para onde devem seguir inicialmente?

SMS: Todas as pessoas devem se deslocar diretamente para o ponto de apoio montado pela prefeitura ao lado da UPA Centro.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também