Enquanto os adultos utilizam o Procon Móvel para fazer suas denúncias e realizarem os atendimentos, as crianças estão aprendendo sobre as relações de consumo. É o Procon Mirim, iniciativa do órgão de defesa do consumidor que leva às comunidades o conhecimento sobre o tema para o público de 6 a 12 anos. O lançamento de mais essa iniciativa ocorreu nesta sexta-feira (06.12), na Posse, e faz parte do Programa Procon Educa – ação da prefeitura em prol de disseminar, desde a infância, a responsabilidade e conhecimento sobre as relações consumeristas. 

A ação ocorreu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) entre 13h e 16h – período em que os moradores do 5º distrito puderam conhecer a estrutura do Procon Móvel e realizar atendimentos. Ao mesmo tempo, 50 crianças foram contempladas com o material informativo do Procon Mirim: são cartilhas lúdicas, com jogos e passatempos de fácil entendimento retratando situações cotidianas vividas pelas crianças e suas famílias enquanto consumidores.

“O Procon Educa vai ao encontro das ações da prefeitura em busca de tornar cidadãos conscientes no futuro. É um projeto que vai além das salas de aula e, como exemplo, temos o Defesa Civil nas Escolas, que trata sobre prevenção. A iniciativa do Procon soma a esta outra e demonstra a preocupação com o futuro da cidade, educando sobre assuntos que são vivenciadas diariamente pela nossa população”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

O Procon Mirim tem como foco as comunidades e, para que a equipe do órgão vá até um determinado local é importante que a associação de moradores contate a equipe por qualquer um dos canais de atendimento e faça a solicitação. A partir daí, aquele local é acrescentado na agenda de ações itinerantes do Procon, que vai ao local e divide o conhecimento com as crianças enquanto o Procon Móvel atende os moradores da região.

O coordenador do CEU da Posse, Rodrigo Rodrigues Cunha, destacou a importância da iniciativa. “Eles aprendem e levam para casa os dados daqui. É uma ação muito importante para que as crianças aprendam, desde cedo, como se portarem como consumidores”, disse. E é exatamente isso que o pequeno Francisco Lacerda da Silva, de 10 anos, da E.M. Hildebrando de Carvalho, disse que vai fazer. “Gostei muito das atividades! Brinquei e me diverti e ainda aprendi um monte de coisas, como checar a data de validade dos produtos quando for ao mercado. Vou ensinar isso a todos da minha família”, exemplificou o menino.

O coordenador do Procon, Bernardo Sabrá, lembra que essa ação é só a primeira de tantas outras que estão por vir. Que vai levar às comunidades, informações às crianças e toda a estrutura do órgão está disponível no Procon Móvel. “Ele foi desenvolvido exatamente para isto: tornar as ações itinerantes que já realizávamos ainda mais eficiente. O atendimento é feito na hora e a maioria dos moradores já tem o seu problema resolvido ou com encaminhamento para tal. Ao mesmo tempo, o Programa Procon Mirim trabalha com as crianças diretamente despertando nelas o conhecimento para que possam servir não só como consumidores conscientes, mas também como multiplicadores desse tema”, explica. 

Interessados em ter a ação na sua comunidade podem contatar o Procon pelos telefones 2246-8469 / 8470/ 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. A unidade funciona na Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, no Centro, ao lado da Câmara dos Vereadores. Há, ainda, a unidade de Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis