O Procon Petrópolis realiza nesta semana ações educativas tanto para o consumidor, quanto para empresários e lojistas, nos dois dias – quinta (10.10) e sexta-feira (11.10) – que antecedem o Dia das Crianças, quando as compras são intensificadas. A finalidade da operação é orientar e esclarecer à população seus direitos e deveres enquanto consumidores, assim prevenindo constrangimentos após as compras.

Na quinta-feira (10.10) a equipe visitará lojas de brinquedos e roupas infantis, realizando uma ação educativa com distribuição de cartilhas informativas e esclarecendo dúvidas aos empresários e lojistas. A ação “Vitrine Legal” irá vistoriar precificação dos produtos e serviços em geral, afixação de preços, além da disponibilização do Código de Defesa do Consumidor e do Livro de Reclamações nos estabelecimentos comerciais. Já na véspera do feriado, na sexta-feira (11.10), o Procon estará com um ponto de esclarecimento, na Praça Alcindo Sodré, no Centro, também distribuindo cartilhas sobre os direitos dos consumidores. A equipe ficará no local até às 17h.

“Criamos ações temáticas nas épocas em que há um consumo intenso, para dar dicas e orientar tanto os consumidores, quanto os lojistas. A ação educativa é uma forma preventiva de futuros constrangimentos e assim evita mais ocorrências no Procon durante esta época”, destacou o coordenador do Procon Petrópolis, Bernardo Sabrá.

O Procon Petrópolis orienta o consumidor para ter atenção em algumas situações de compra, como: o fornecedor deve informar de maneira prévia e clara ao consumidor sobre a diferenciação de preços para pagamento no dinheiro e no cartão. Outro alerta é sobre venda casada. O fornecedor não pode obrigar o consumidor a adquirir determinado produto (ou serviço) para que possa comprar ou contratar aquilo que deseja. O consumidor também precisa estar atento na hora da troca do produto. No caso de brinquedos, é importante verificar a possibilidade de troca se o presente não agradar, pois a troca é garantida pelo Código de Defesa do Consumidor somente se o produto apresentar defeito e após ser levado para a assistência técnica. Já nas compras online, o consumidor tem o direito de arrependimento. Após receber o produto, o consumidor tem até 07 dias corridos para manifestar o desejo de devolver o produto ou serviço adquirido.

Quem quiser denunciar alguma prática abusiva pode contatar o Procon pela página do órgão no Facebook, o Procon Petrópolis. Há, ainda, o WhatsApp Denúncia, no número 98857-5837 ou os telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Atendimento presencial pode ser realizado na unidade do Centro, que fica na Rua Moreira da Fonseca, nº 33. A unidade de Itaipava localizada no Centro de Cidadania, que fica na Estrada União e Indústria, 11.860. Os telefones da unidade são: 2222-1418, 2222-7448 e 2222-7337.