Os 20 conjuntos do Sistema de Alerta e Alarme instalados em 12 comunidades de Petrópolis e quatro sirenes móveis da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias estão sendo usados para orientar que a população evite sair de casa por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A novidade começou a ser usada no último fim de semana, atendendo a uma recomendação do prefeito Bernardo Rossi, e faz parte do conjunto de ações adotadas pela gestão municipal para evitar a propagação do vírus.

As sirenes nos bairros tocam às 10, 16 e 20h. Os locais são: Gentio, Buraco do Sapo, 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe. Os equipamentos móveis já passaram por Araras, Secretário, Posse, Centro, Cascatinha, Itamarati, Corrêas, Nogueira, Alto da Serra e São Sebastião.

“São mais ferramentas da prefeitura para auxiliar a população no combate ao coronavírus. Todos os nossos esforços são neste sentido. Continuamos adotando uma série de medidas e contamos com a colaboração dos petropolitanos. Faço um apelo para que as pessoas permaneçam em casa”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

Outra ferramenta importante que está sendo usada para reforçar os apelos por higiene pessoal e distanciamento social é o alerta de whatsapp da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. As mensagens estão sendo enviadas diariamente. O número é o (24) 98863-5497. São mais de sete mil cadastros em pouco mais de um ano.

“Estamos apoiando os órgãos de saúde e também de segurança no cumprimento dos decretos do prefeito. A nossa prioridade é preservar a vida dos petropolitanos. A determinação do prefeito Bernardo Rossi é de concentrar os nossos esforços para evitar a proliferação do coronavírus”, explicou o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato.

O governo municipal mobilizou todas as secretarias, cada uma em sua área de atuação, para adotarem medidas para minimizar os danos causados pelo coronavirus. Vale lembrar que se trata de um vírus altamente contagioso e é importante que a população siga todas as orientações das autoridades visando evitar uma propagação ainda maior da Covid-19.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis