O prefeito Bernardo Rossi foi conhecer nesta terça-feira (10.09) os terrenos onde estão sendo estudadas as possibilidades de construção de um Centro de Educação Infantil (CEI) e de um Posto de Saúde da Família (PSF), em comunidades de Corrêas, respectivamente Bonfim e Glória. As unidades a serem destinadas para o serviço público são propostas de contrapartida feitas por uma instituição privada, que pretende investir em construções habitacionais na região. O projeto apresentado à prefeitura está sendo analisado pelas áreas técnicas das secretarias de Obras e de Meio Ambiente, que avaliam as devidas providências para o licenciamento.

O projeto passa por exigências de adequação ao que determina os parâmetros da Lei de Uso, Parcelamento e Ocupação do Solo (Lupos), que estabelece que os interessados em construir empreendimentos na cidade devem destinar uma área para os serviços às comunidades. Se aprovadas, as construções beneficiarão cerca de 150 crianças na instituição de ensino e a mais de 10 mil moradores na unidade de saúde.

“São propostas excelentes e estamos estudando a viabilidade dos projetos que visam o benefício para a comunidade. Vejo com grande satisfação contrapartidas como essa”, destaca o prefeito Bernardo Rossi, que foi conhecer de perto as áreas onde estão previstas as unidades que oferecerão benefícios para as áreas de Saúde e Educação. Os secretários de Obras, Ronaldo Medeiros; de Meio Ambiente, Fred Procópio; Educação, Márcia Palma; e Saúde, Fabíola Heck acompanharam os responsáveis pela proposta na apresentação do projeto.

Pela contrapartida, a empresa projeta a construção do Centro de Educação Infantil (CEI) em uma área doada de aproximadamente 2 mil metros quadrados. A empresa vai entregar a unidade de educação pronta, atendendo a legislação que prevê a destinação de algum tipo de serviço comunitário para a região do entorno do empreendimento previsto. A outra parte cedida, essa voltada a unidade de saúde, seria uma doação voluntária da empresa em favor da comunidade. Uma área de 2 mil metros quadrados, que já conta com uma construção de 200 metros2, vai passar por adequações para a instalação de uma UBS. Além das obras, a empresa prevê o reflorestamento de uma área de 170 mil metros.

O prefeito Bernardo Rossi ressaltou o fato de que os projetos agregam áreas que oferecem serviços de grande importância para a população, as quais têm sido vistas com cuidado pelo atual governo. Na Educação a atual gestão vem atuando para ampliar, até 2020, duas mil vagas em CEIs. “O Bonfim é uma área que vem crescendo muito, um novo CEI vai contribuir em muito com a oferta de vagas para a população”, destaca a secretária de Educação, Márcia Palma.

Na Saúde, o atual governo já vem investindo em novas unidades de saúde como as UBSs da Posse e Araras que já estão prontas e juntas beneficiam 20 mil pessoas. Em breve, também vai ser concluída a unidade de saúde do Caxambu. “Uma unidade de saúde na comunidade do Bonfim vai ser de grande valor, vai oferecer a cobertura necessária para o atendimento da rede de atenção básica da saúde do município”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck, frisando que a nova unidade vai ter capacidade de comportar três equipes da saúde da família, para o atendimento de mais de 10 mil pessoas.