Prefeito Bernardo Rossi inaugura Rampa Municipal de Voo Livre do Parque São Vicente

Local, conhecido nacionalmente por pilotos e turistas, terá conservado seu patrimônio histórico, cultural, esportivo e artístico

O prefeito Bernardo Rossi esteve na manhã deste sábado (08/08), em companhia do vice-prefeito Baninho, na rampa municipal de voo livre do Parque São Vicente, no bairro Quitandinha, dando mais um importante passo para o desenvolvimento do turismo na cidade. Após diversas reuniões para tratar do assunto, a rampa foi municipalizada e entregue para administração de duas importantes entidades da cidade, o Petrópolis Voo Clube e a Associação de Parapente de Petrópolis, com a participação da Associação de Moradores do local.

“Esse é o momento em que precisamos fortalecer os pontos turísticos da cidade. Aos poucos vamos estabelecer nosso novo normal, mas é importante lembrar que ainda estamos no meio da pandemia. O voo livre é um esporte lindo, admirado por todos e que vai ajudar no fomento do turismo e também no desenvolvimento da economia de Petrópolis. Os profissionais da área dizem que a cidade tem rampas com fácil acesso, o que é um diferencial”, explica o prefeito Bernardo Rossi.

Como principal objetivo, as novas administradoras visam um crescimento no número de visitantes na pista de voo livre do Parque São Vicente. A ideia também é de conservar o patrimônio histórico, cultural, esportivo e artístico representado pela área, muito usada pelos petropolitanos para o lazer. Um projeto de lei sancionado pelo prefeito Bernardo Rossi, denominou área pública a pista do Parque São Vicente, permitindo que as competições retornem para o município.

Em um encontro realizado em setembro do último ano, na prefeitura, entre membros do governo, representantes do Petrópolis Voo Clube e da Associação de Parapente de Petrópolis, foi explicado que o terreno foi desapropriado de maneira indireta, já que há mais de 40 anos o local é usado pelos moradores da cidade como área de lazer. Com a denominação de logradouro público, as competições estaduais podem retornar ao local.

“Parabenizo e agradeço a todos os envolvidos nessa inauguração. Espero que todos possam usufruir dessa pista, uma referência nacional do esporte. A cidade fica muito satisfeita com mais esse marco histórico para a cidade”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Petrópolis, Hingo Hammes.

“Temos muito a agradecer à prefeitura por todo o apoio que tivemos. Aos poucos o esporte está retornando devido à pandemia. De qualquer forma estamos obedecendo as regras do nosso novo normal. Nossos pilotos agradecem demais. São atletas de todo o país que participam, ou seja, também é uma forma de atrair visitantes para a nossa cidade”, garantiu o presidente do PVC, Cláudio Leal.

O presidente da APP, Luiz André Fayão, explica que a vista é considerada a mais bonita do Estado. “Existe uma grande quantidade praticantes do Rio e de Juiz de Fora, por exemplo, que chegam a Petrópolis para fazer os voos”, disse. Ainda segundo os clubes, podem ser feitas mais de mil decolagens de asa delta e parapente por mês com a novidade.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também