O período de pré-matrícula 2020 da rede municipal de Educação começará no dia 18 de dezembro e seguirá até o dia 6 de janeiro de 2020. Um link será disponibilizado no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Já no caso dos alunos com deficiência, o atendimento será diferenciado: os pais ou responsáveis terão prioridade nas vagas – eles deverão agendar um horário para atendimento no Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação e não precisarão fazer a pré-matrícula no site da PMP.

“Os alunos que se enquadram no atendimento de educação especial e que ainda não são atendidos na rede não precisarão passar pela inscrição no site da prefeitura. São alunos com especificidades e o departamento vai auxiliar os pais na matrícula. Esse primeiro atendimento é necessário para acolhimento e entendimento das necessidades da criança e também para facilitar a vida dos pais”, explica o prefeito Bernardo Rossi.

Os agendamentos desses casos poderão ser feitos através do telefone: 22468685 / 8683 / 5989, ou, ainda, presencialmente, no Departamento de Matrículas da Secretaria de Educação – Avenida da Imperatriz, nº 193 – prédio Frei Memória. Os responsáveis deverão comparecer ao Departamento de Educação Especial no dia e hora agendando (Rua Buenos Aires, 155 – Centro) do dia 18 de dezembro ao dia 06 de janeiro das 9h às 12h e das 13h às 17h. Os alunos especiais que já são da rede serão previamente agendados e comunicados. O atendimento será individualizado e os alunos serão encaminhados para as unidades que melhor os atendam.

“Em caso de dúvidas, os pais podem entrar em contato com o Departamento de Matrículas da Secretaria de Educação”, explica Marcia Palma.

Passo a passo para alunos novos no site da prefeitura
Nos demais casos, os pais de crianças que ingressarão na rede deverão fazer inscrição no sistema de pré-matrícula no site da PMP. Serão aceitas matrículas para 4º e 5º períodos da Educação Infantil; 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª a 9ª Fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA – Noturno).

“O passo a passo é simples e os pais ou responsáveis podem indicar três escolas de preferência. O direcionamento dos alunos para as unidades respeita a capacidade de atendimento de cada turma e proximidade com a residência”, acrescenta Marcia Palma.

Informações necessárias para a pré-matrícula: Dados Pessoais (nome, data de nascimento, filiação, endereço e telefone); Ano/Período de escolaridade e CPF do Responsável. Vale salientar que a Secretaria de Educação vai manter, ainda, polos de atendimento para quem precisar de auxilio no ato da pré-matrícula: Secretaria de Educação – Rua da Imperatriz, 193 – Centro e Polo de Educação – Estrada União e Indústria, Shopping 2000 – sala 105.

O resultado será disponibilizado a partir do dia 9 de janeiro de 2020 no site da prefeitura. Vale salientar que as datas e locais de matrícula serão divulgados juntamente com o resultado. Também nesse caso, a Secretaria de Educação vai disponibilizar polos de atendimento para facilitar a vida dos pais. Os pais deverão comparecer no local e na data indicada no resultado para efetivação da matrícula levando os seguintes documentos:

*Cópia da certidão de nascimento/casamento e documento de identidade do aluno (original e cópia);
*Duas fotos 3×4;
*Declaração de situação, impressa após fechamento do calendário 2019 e/ou histórico escolar original;
*Registros de vacina contidos na Carteira de Vacinação para alunos que efetivarem matrículas até o 2º ano do Ensino Fundamental (original e cópia);
*Comprovante de residência atualizado (original e cópia);
*Carteira de identidade e CPF do responsável (original e cópia);
*Cartão do Bolsa Família (se beneficiário, original e cópia) / cartão do SUS (original e cópia);
*Laudo específico para alunos da modalidade da educação especial (original e cópia);
*Comprovante de tipo sanguíneo e fator RH (Lei Municipal nº 7.216, de 27/08/2014, original e cópia).

Matrícula dos alunos que já são da rede
Os alunos que já são da rede devem procurar a direção da escola para fazer a rematrícula ou o pedido de transferência. No ato da renovação, os responsáveis ou alunos maiores de idade deverão indicar três opções de escolas que desejam para o ano de 2020 – no caso de quem desejar transferência.

Rede conta com 183 unidades de ensino
A rede municipal conta com 183 unidades – entre escolas e Centros de Educação e atende aproximadamente 42 mil alunos. As inscrições para a fila de espera nos CEIs ocorre diretamente do Departamento de Matrículas, na sede da Secretaria de Educação.

Informações adicionais sobre pré-matrícula e transferências também podem ser adquiridas através dos telefones: 2246-8683 e 2246-8685.